quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Campanha orienta população

- Publicidade -

EXAME - O teste é simples e consiste na retirada de uma gota de sangue do pé

Hoje acontece mais um dia D da Programa Tempo, promovido pela organização  não governamental Natal Voluntário. O 11º Tempo tem como tema o Teste do Pezinho. Em 29 municípios, voluntários estarão orientando a população para a importância do teste, distribuindo informações e tirando dúvidas sobre a prevenção. A ONG realiza o programa continuamente e busca atrair o olhar da sociedade para diferentes ações que tragam melhoria na vida das comunidades.

De acordo com a presidente da Natal Voluntários, Mônica Mac Dowell, 59 municípios do RN não realizam o teste, que é assegurado como direito de toda criança, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os municípios que não fazem o teste não têm razões para isso, pois os recursos são passados diretamente do Ministério da Saúde para os municípios que o realizam”, conta a presidente. Ou seja, existe uma omissão do Estado, para ela, mas também da sociedade, pois não se fazem cobranças.

“É isso que buscamos com nossa abordagem, conscientizar o maior número de pessoas possíveis para cobrar e fazer o teste nos bebês”, diz. Além disso, no RN apenas a fase 1 do Teste pode ser feito na rede pública de saúde, que detecta as doenças senil cetonúria e o hipotireoidismo congênito. Porém, existem condições de se realizar a fase 2 também, que prevê a anemia falciforme e hemoglobinopatias (doenças nas hemácias do sangue), mas não é feita no RN.

“Em Natal, o Laboratório Central faz a análise e o Hemonorte tem como tratar destas doenças”, afirma Mônica. A partir destas observações, a Organização iniciou a campanha com apoio da Secretaria Estadual de Saúde Pública que se comprometeu a fazer cursos de capacitação aos municípios que ainda não fazem o Teste, entre os dias 02 e 17 de agosto. Por fim, estão enviando aos Secretários de Saúde dos municípios que não fazem o Teste um questionário e pedem apoio e compromisso com a implantação do serviço no local – dez já o fizeram.

Para fazer o teste, a presidente da ONG explica que o ideal é após cinco dias de nascimento do bebê. “A senil cetonúria só é detectada com certo acúmulo de proteínas do leite no bebê, por isso, que este é o período ideal”. A urgência no exame se confirma caso haja um resultado positivo de alguma destas doenças, pois deve se começar um tratamento de imediato com a criança. Tudo isto pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A segunda parte da campanha pôde ser concretizada com o treinamento de mais de 800 voluntários pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal, parceira da Natal Voluntários. “Nossa busca é pelo voluntariado que interioriza as questões que defendemos e repassa esta idéias adiante”, informa ela. Além disso, todos os Correios do Estado estão participando da campanha com materiais informativos e ligações em cada município.

As equipes nas ruas, hoje, por sua vez, devem fazer abordagens a diferentes pessoas, em vários pontos de Natal, como a Rodoviária, supermercados, feiras e mesmo visitas em casas, com participação de crianças de escolas públicas ou qualquer pessoa interessada. Além disso, Mônica explica que a Ong vem buscando apoio para novas ações, como uma parceria com cartórios. A intenção é que possam ter espécies de voluntários nos locais para ao menos questionar os pais, no momento do registro, sobre o teste e orientar da obrigação de fazê-lo. A presidente da Ong acredita que grande parte da população ainda desconhece a importância da realização do exame. 

Teste do Pezinho

O que é?
Um exame realizado com a retirada de uma gota de sangue do pé dos bebês recém-nascidos que detecta até 30 doenças, mas pelo SUS apenas duas e das mais importantes.

Quando fazer?
O bebê deve ter entre três e trinta dias, mas o ideal é aos cinco dias, pois já tem garantia de um resultado fiel e não toma muito tempo para se conhecer a possibilidade da existência de uma doença.

Quais as doenças detectadas?
No RN, apenas a senil cetonúria e hipotireoidismo congênito.

O que são estas doenças?
A senil cetonúria é uma falha na produção de uma enzima pelo organismo que não consegue metabolizar um aminoácido presente em uma proteína
do leite, inclusive no materno. O bebê pode ter o sistema nervoso afetado, pois acumula o aminoácido, chegando até a deficiência neurológica.

O hipotireoidismo congênito afeta o crescimento do organismo. O bebê deve iniciar a tomar hormônios até o fim do seu crescimento – que pode ser normal, com acompanhamento.

Existe contra-indicação para o teste?
Não, todas os bebês recém nascidos devem fazer o teste.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas