sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Campanha “Travessia Segura” movimenta Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte

- Publicidade -

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) iniciou nesta segunda-feira (15) a campanha “Travessia Segura”, que visa conscientizar condutores e usuários do turismo náutico para a importância do cumprimento das normas de segurança e navegação. A ação faz parte da Operação Verão 2017/2018, lançada em 22 de dezembro e que se estende até 19 de fevereiro.

Conscientização do transporte aquaviário é tema de campanha da Marinha do Brasil
Conscientização do transporte aquaviário é tema de campanha da Marinha do Brasil

Fruto de um encontro nacional que ocorreu no ano passado, a ideia da campanha é debater com afinco a padronização de procedimentos relacionados à segurança do tráfego aquaviário e às vistorias e inspeções navais.

Dados da Diretoria de Portos e Costas mostram que existem hoje 53.700 embarcações de transporte de passageiros que realizam travessias e turismo náutico distribuídas em todo território nacional. Apenas no ano passado, cerca de 1.800 novas embarcações dessa categoria foram inscritas nas 63 Capitanias, Delegacias e Agências das Capitanias dos Portos.

Os altos números de embarcações e o turismo aquático fizeram com que a Marinha do Brasil idealizasse a campanha, em uma ação conjunta com a sociedade, aquaviários e proprietários de embarcação, para que a conscientização de que a segurança em nossos mares, rios e lagos é uma responsabilidade de todos.

Operação Verão 2017/2018
Durante a Operação Verão 2017/2018, a CPRN atua com um efetivo de 138 militares, com o apoio de nove embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, além de nove viaturas.

As ações ocorrem em toda área de jurisdição da Capitania, incluindo a Agência de Areia Branca, priorizando pontos com maior movimento de embarcações, como as localidades de Ponta Negra, Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau do Sul, Porto do Mangue, Tibau, entre outras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas