quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Campanha vai divulgar o RN pelo Nordeste

- Publicidade -

META - Secretaria estadual está lançando a campanha nas principais capitais nordestinasAtrair o turista regional, mostrando que o Rio Grande do Norte é destaque também entre os destinos da própria região Nordeste. Essa é a estratégia de emergência da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), para superar os prejuízos obtidos nesta alta estação devido ao apagão aéreo.  De acordo com Fermi Torquato, presidente da ABIH-RN, houve um cancelamento de cerca de 25% nas reservas dos hotéis do Estado (aproximadamente 10 mil leitos),  depois da crise enfrentada nos aeroportos brasileiros.

Para suplantar as perdas, de 13 a 26 de janeiro acontecerá uma campanha de divulgação do Rio Grande do Norte nas principais capitais nordestinas através de comerciais de televisão e outdoors. A publicidade televisiva é inédita no Nordeste e é estrelada pela atriz Karina Bacchi. O VT tem duração de um minuto e será veiculado na Rede Globo. Ao todo serão 66 inserções em horário nobre. Já a campanha de outdoor conta com 100 anúncios espalhados nas três capitais nordestinas de onde partem mais turistas para o Estado: Recife, Fortaleza e João Pessoa.

O valor total da campanha foi de 500 mil reais, sendo 480 mil investidos pelo governo do Estado, através da Setur, e 20 mil pela ABIH-RN, firmando uma parceria público-privada.

O intuito imediato é incrementar o turismo regional e, a longo prazo, consolidar o Rio Grande do Norte como pólo turístico regional. No entanto, estados como Ceará, Pernambuco e Bahia iniciaram suas campanhas de mídia por todo o País há pelo menos dois meses. Mas de acordo com o secretário estadual de Turismo, Renato Garcia, a expectativa é que a campanha incremente o setor ainda no mês de janeiro. “Esperamos recuperar os prejuízos obtidos não só na rede hoteleira, mas no comércio em geral”, diz.

 Segundo o secretário, há também medidas como a redução do ICMS da aviação de 17% para 3%, a fim de aumentar a captação de vôos para o aeroporto do Estado.

A campanha de mídia tem enfoque regional devido à facilidade de locomoção dos turistas das capitais vizinhas, frente aos persistentes atrasos nos horários dos vôos em todo o Brasil. “Esses turistas podem vir de carro ou de ônibus, economizando com passagem aérea e dispondo de mais dinheiro para gastar no comércio local”, justifica Renato Garcia.

De acordo com Fermi Torquato, presidente da ABIH-RN, outro fator que contribuiu para a queda da ocupação nos hotéis do Estado na alta estação foi o aumento de mais de 50% no número de navios de cruzeiros na costa norte-rio-grandense. “O turista de cruzeiro faz todas as refeições no navio, e passa menos tempo em nosso Estado, o que significa que ele também deixa menos recursos por aqui”, avalia.

Estima-se que o poder aquisitivo do turista regional siga os mesmos parâmetros do turista nacional,  que gasta em média 120 reais por dia nas capitais nordestinas. Já o turista estrangeiro gasta em média 150 reais/dia.

Para incentivar a vinda dos turistas dos estados vizinhos por meio de transporte rodoviário, o Governo do Estado já deu início a um projeto de recuperação do terminal rodoviário de Cidade da Esperança, junto ao DER – Departamento de Estrada e Rodagens. Segundo Jader Torres, diretor geral do DER, o projeto está quase concluído e em breve deve ser  publicado o edital de licitação. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

De acordo com a Setur, o Governo do Estado também está investindo 600 mil reais na sinalização turística nas principais vias de acesso do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas