sexta-feira, 26 de abril, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Campus da UFRN terá mudanças

- Publicidade -

Felipe Galdino – repórter

A partir do início do ano que vem, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai começar a passar por uma reestruturação física. Mudanças para a melhoria do trânsito interno de veículos automotores, bicicletas e pedestres, com a implantação de ciclovias, um novo sistema de sinalização,  e mais acessibilidade ao Campus Central da instituição. A ideia é de os estudantes voltarem das férias, no final de janeiro, e já encontrarem alguns setores da universidade de cara nova.
Trânsito terá mão única perto do Centro de Convivência
As obras, inicialmente, serão divididas em duas etapas, entre o primeiro semestre de 2014, entre janeiro e junho, e o segundo semestre, entre julho e dezembro. Ainda não há orçamento definido, mas ontem pela manhã, em entrevista coletiva na Superintendência de Comunicação da UFRN, o superintendente de Infraestrutura da instituição, Gustavo Coelho, afirmou que as obras estão estimadas em R$ 2 milhões.

“Estamos elaborando um orçamento, mas ao todo, devemos atingir R$ 2 milhões, mas não há nada definido. O serviço será feito no formato de licitação pública, mas temos o pessoal da UFRN para fazer pequenos serviços, como acertos geométricos e pequenas mudanças”, disse Coelho, acrescentando que a publicação dos primeiros editais será feita ainda em dezembro.

Os setores de aula vão ganhar novos espaços de convivência, com mesas, bancos, acesso a internet, jardins e passeio público reestruturado. Segundo Gustavo Coelho, anteontem, a reitora da instituição Ângela Maria Paiva, já assinou um convênio para o Setor 2 passar pela reformulação.

O setor de infraestrutura da UFRN já identificou 14 rotas acessíveis para pedestres, que são acessos que no momento não são utilizados, mas que têm a potencialidade de se tornarem alternativas para quem caminha pela universidade. O arquiteto Nilberto Gomes, que participa dos estudos de readequação da UFRN, explica que essas rotas não são usadas hoje por possuírem obstruções, como árvores e buracos e servirão, principalmente, para pessoas com necessidades especiais.

O arquiteto afirma que já existem duas rotas dessas com projetos definidos: uma que irá do estacionamento do Setor 1 até o Centro de Convivência e outra que vai do Acesso 4 (no Setor 2), passa pela Biblioteca Central Zila Mamede e também termina no Centro de Convivência. A previsão é que as obras para a construção desses passeios públicos façam parte da primeira etapa dos serviços.

Para a segunda etapa, a UFRN também já estuda construir uma calçada, também partindo de uma rota acessível, que começa no restaurante universitário e deve ir até a Escola de Ciência e Tecnologia, atravessando o Campus de norte a sul. “Vai passar por pontos importantes, como a Biblioteca Central e o Centro de Convivência”, explicou Gomes.

Após as obras previstas para o ano que vem, o Campus também passará a ser dividido em seis zonas. Placas direcionais serão implantadas em pontos estratégicos e totens indicarão os principais edifícios da instituição. Tudo para facilitar a identificação para os pedestres. Nesse processo, as ruas da universidade receberão nomes, algo que não existe atualmente. “Uma ideia é a gente nominar as ruas para facilitar  para os pedestres. Vamos consultar a comunidade para fecharmos esses nomes”, adiantou Gustavo Coelho, superintendente de Infraestrutura.

Para 2015, deve ficar a reformulação das paradas de ônibus da instituição e a mudança no horário das linhas de ônibus que atendem ao público universitário, além de a melhoria na acessibilidade das paradas para deficientes físicos, com a construção de rampas de acesso mais estruturadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas