Campus do Cérebro, em Macaíba, poderá sediar um hub do BNB

Publicação: 2020-03-15 00:00:00
O Banco do Nordeste (BNB) vai estudar a viabilidade de implantar um hub de inovação no Campus do Cérebro, área localizada em Macaíba, que sedia o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). O possível hub se somaria a outros que o BNB tem em operação em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). A ideia foi discutida durante visita de uma comitiva do banco à área do Campus semana passada, liderada pelo superintendente no Rio Grande do Norte, Jorge Bagdeve.

Créditos: DivulgaçãoComitiva do Banco do Nordeste, formada pelo superintendente no RN, Jorge Bagdeve, conheceu a estrutura do Campus do CérebroComitiva do Banco do Nordeste, formada pelo superintendente no RN, Jorge Bagdeve, conheceu a estrutura do Campus do Cérebro

Na ocasião, ele conheceu a futura sede do Parque Científico e Tecnológico (Pax) do Rio Grande do Norte e as instalações do IIN-ELS, braço do Instituto Santos Dumont (ISD) que é referência internacional na pesquisa em neurociências e neuroengenharia e que conduz o primeiro programa de mestrado em Neuroengenharia do Brasil.

A possibilidade de implantação do Hub na área foi oficializada quando Bagdeve disse que o BNB “vai encaminhar internamente um estudo de viabilidade para instalação de um HUBINE - Hub de Inovação do Nordeste, nas dependências do Pax ou do ISD”.

Questões como prazo para a possível implantação e se o possível hub seguiria o modelo dos já operados pelo banco não foram debatidos. Apesar de embrionária, no entanto, a ideia é vista com entusiasmo no IIN-ELS e pelo ISD.

“A instalação de um hub de inovação tecnológica estimulará ainda mais os projetos de pesquisa em neurociências e neuroengenharia com impactos na saúde 4.0 (o uso da tecnologia como solução para a saúde)”, diz o coordenador de pesquisas do IIN-ELS, Edgard Morya. “Mais do que apenas desenvolver tecnologias, o ecossistema de inovação e empreendedorismo também contribuirá para formação de recursos humanos de alta competência para desenvolver soluções para a sociedade”, acrescenta ele.

Entenda o hub de inovação

O Hub de Inovação tem, segundo o Banco do Nordeste, “o objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a gestão da inovação no Banco e em empresas da região”. Por meio dos que já funcionam, a instituição oferece espaços para startups, capacitação, compartilhamento de ideias e transformação de negócios – “apoiando”, segundo explica, “iniciativas que visem o aumento da eficiência do serviço público e a inovação em diversos setores estratégicos da economia”.

A atuação ocorre em frentes variadas, que vão desde a realização de eventos e capacitação para disseminação de conhecimentos básicos na área, pré-aceleração, aceleração e mentoria de projetos, até a realização de rodadas de negócios e de investimentos, por exemplo.

A visita em que a possível instalação de um hub no RN esteve na pauta foi acompanhada por Edgard Morya, coordenador de pesquisas do IIN-ELS, e o diretor administrativo do ISD, Jovan Gadioli. Na ocasião, o superintendente do BNB conheceu os laboratórios do IIN-ELS, incluindo o de neurorreabilitação - que funciona como unidade de pesquisas práticas e reabilitação de pacientes com Parkinson e outras doenças.

A apresentação da área onde irá funcionar o Parque Tecnológico da UFRN, por sua vez, ficou a cargo da assessora especial para o PAX, Ângela Maria Paiva Cruz e do diretor da Agência de Inovação (AGIR), Daniel de Lima Pontes. Além do superintendente, Thiago Dantas e Silva e Ivaneide Moura, executivos do banco, também participaram do encontro.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social focada em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neurociências, neuroengenharia, saúde materno-infantil e da Pessoa com Deficiência. O Instituto desenvolve suas ações por meio de um Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC). Sua atuação ocorre através do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). As unidades funcionam com atividades integradas em Macaíba (RN).