Candidato a prefeito de Natal agride equipe de reportagem da Tribuna do Norte

Publicação: 2020-11-15 09:54:00
O candidato a prefeito de Natal Sérgio Leocádio (PSL) e correligionários agrediram uma equipe de reportagem da Tribuna do Norte na manhã deste domingo (15), na UNP da avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos maiores locais de votação da zona Sul de Natal. O candidato não vota no local. 

Créditos: Magnus NascimentoSérgio Leocádio puxou máscara de repórter fotográfico da Tribuna do NorteSérgio Leocádio puxou máscara de repórter fotográfico da Tribuna do Norte


saiba mais

A reportagem da Tribuna do Norte estava na UNP para acompanhar a votação, quando o candidato chegou ao local acompanhado por algumas pessoas. Ao avistarem Sérgio Leocádio, o repórter Ícaro Carvalho foi até o candidato para entrevistá-lo. No entanto, quando estava com o celular gravando, Leocádio agarrou o telefone celular e disse que não fala com a imprensa e fez acusações sobre suposto favorecimento a outros candidatos.
Créditos: Magnus NascimentoCandidato circulou na UNP da avenida Engenheiro Roberto Freire. Ele vota no Conacan, em CandeláriaCandidato circulou na UNP da avenida Engenheiro Roberto Freire. Ele vota no Conacan, em Candelária

O repórter fotográfico Magnus Nascimento registrava a entrevista, quando o candidato disse que ele não fizesse as fotos e apontou o dedo no rosto do profissional de imprensa. Além disso, Leocádio arrancou a máscara do repórter fotográfico e pessoas que acompanhavam o candidato (um utilizando algemas penduradas no pescoço) xingaram a equipe.
Créditos: Magnus NascimentoLeocádio se recusou a conversar com equipe de reportagem da TN, tentou agarrar telefone de repórter e retirou máscara de fotógrafoLeocádio se recusou a conversar com equipe de reportagem da TN, tentou agarrar telefone de repórter e retirou máscara de fotógrafo
Sérgio Leocádio foi um dos 11 candidatos à Prefeitura do Natal que participaram da rodada de entrevista na Jovem Pan News Natal e teve o material publicado na íntegra no portal da Tribuna do Norte e na edição impressa, além de reproduzido nas redes sociais. Na pesquisa Ibope divulgada no sábado (14), Leocádio aparece na terceira colocação, com 8% das intenções de voto válidos.

O candidato Sérgio Leocádio vota em seção eleitoral no Conacan, em Candelária, e não explicou o motivo pelo qual ele estava na UNP da Roberto Freire.

Sindjorn repudia ato de candidato

Confira nota do Sindjorn

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte repudia com veemência a atitude violenta com que o candidato à Prefeitura de Natal pelo PSL, delegado Sérgio Leocádio, tratou a equipe da empresa Tribuna do Norte que fazia a cobertura das eleições municipais na Universidade Potiguar, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire.

O repórter Ícaro Carvalho foi empurrado e houve a tentativa de arrancar o celular que estava portando e o repórter fotográfico Magnus Nascimento, que também é Diretor Sindical, teve sua máscara arrancada e levou um murro nas costelas do candidato.

Com a mesma violência que o delegado quer tratar a bandidagem, exposta nos programas eleitorais, ele quer tratar o cidadão comum, mostrando incapacidade emocional de assumir qualquer cargo público.

O Sindicato solicita as autoridades da Segurança Pública a apuração rigorosa desse fato bem como a proteção a todos aqueles que estão trabalhando nesse pleito para evitar tais atitudes descompensadas e fora da civilidade.

SINDJORN

Sistema Tribuna vai reagir

O Sistema Tribuna de Comunicação se solidariza com os repórteres Ícaro Carvalho e Magnus Nascimento pelas agressões sofridas, durante o desempenho de suas atividades profissionais, por parte do candidato Sérgio Leocádio (PSL).

O violento episódio  protagonizado pelo candidato a prefeito de Natal, diante de uma simples pergunta sobre o processo eleitoral, foi incompatível com a posição de quem se propõe a administrar uma cidade, mas até mesmo com as regras de convivência em uma sociedade democrática.

Ameaçar ou agredir fisicamente um jornalista é próprio de ditaduras, não de democracias.

O contumaz discurso hostil e intimidatório  do delegado Sérgio Leocádio, sempre presente durante a campanha eleitoral, é um comportamento inadmissível por parte de um candidato e condenável por todas as instituições e cidadãos comprometidos com um processo eleitoral livre e democrático.

O Sistema Tribuna tomará  as providências legais cabíveis para a reparação dos danos causados aos seus conceituados jornalistas.

Coronel Araújo faz pronunciamento sobre agressão 
"Nós tomamos conhecimento dessa ocorrência, é um fato lamentável, mas o próprio jornalista já esteve na delegacia para fazer o registro e o caso será apurado pela autoridade policial." 

Confira pronunicamento na íntegra: 












Leia também: