quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Candidatos à Prefeitura do Natal falam sobre Esporte

- Publicidade -

Fátima Bezerra (PT)
A política de esporte e lazer deve priorizar ações que integrem as secretarias e serviços públicos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Assistência Social, Meio Ambiente, Urbanismo e Transporte. O esporte e o lazer estão relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, sendo considerados elementos efetivos de inclusão social para todos os segmentos. da sociedade natalense.

Na atual gestão destaca-se a construção e reforma de equipamentos esportivos e de lazer (Iluminação de diversos campos e colocação de grama); recuperou-se o Estádio João Claúdio de Vasconcelos Machado (O Machadão)e foram construídos o Ginásio Poliesportivo da Zona Norte, as áreas de Lazer de Gramoré, Pajuçara, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e revitalizada a área de lazer do Panatis. Em nossa gestão vamos implementar e desenvolver os três segmentos: Esporte na escola e da escola (Esporte Educacional), Esporte comunitário e de lazer (Esporte Participação) e o Esporte das federações e profissional (Esporte de Rendimentos).

Vamos desenvolver uma política de capacitação e atualização dos recursos humanos da Secretaria de Esporte e Lazer, Centros Desportivos Comunitários e Federações Esportivas Amadoras e ampliar o quadro de servidores da SEL com a realização de concurso público; ampliar a dotação orçamentária para o esporte, garantindo até o final da gestão a meta de 1% do orçamento municipal para a política de esporte e a criação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer; implantar o Programa de Bolsa Atleta Municipal para apoiar as equipes e atletas municipais nos eventos esportivos regionais e nacionais, em parceria com o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte; fortalecer o relacionamento com os Centros Desportivos Comunitários e as Federações Amadoras apoiando os campeonatos e torneios a nível local, regional, nacional e internacional, colocando Natal na rota dos eventos esportivos de médio e grande pote; efetivar uma política pública de esporte e lazer participativa, democrática e popular com controle social por meio do Conselho Municipal de Esporte e Lazer e realização de Conferência Municipal de Esporte e Lazer: realizar um permanente programa de recuperação e manutenção dos equipamentos de esporte e lazer comunitários, adequando as pessoas com deficiência e implantar projetos de passagismo; implantar programas de esporte e lazer que atenda as diversas faixas etárias, nos diversos bairros da cidade, fortalecendo a parceria com o Governo Federal através da ampliação dos programas Esporte e Lazer da Cidade, Vida Saudável, Segundo Tempo, Xadrez na Escola, Pontos de Cultura e Escola Aberta; formular ações que fortaleçam e valorizem o desenvolvimento da prática esportiva por parte das pessoas portadoras com deficiência e os para-atletas;transformar as praças públicas, as praias urbanas e os diversos equipamentos esportivos e de lazer da cidade em espaços de permanente integração, socialização e convívio da população, valorizando a prática esportiva sustentável com a construção de ciclovias e estimulando a utilização do potencial aquático da cidade (Rio Potengi e as praias);potencializar  a prática de esporte radicais voltados principalmente para a juventude e construir equipamentos para o seu desenvolvimento nas quatros regiões da cidade.

Micarla de Sousa (PV)
O esporte é uma importante ferramenta para a construção e o desenvolvimento da cidadania do indivíduo. Sem contar nos benefícios para a saúde que qualquer prática esportiva – quando devidamente orientada – traz para as pessoas. Na minha gestão vamos levar o esporte para dentro das escolas, bem como para os ginásios e praças que atualmente se encontram ociosos e sem manutenção, por entendermos que o esporte tem um papel importante como fator de inclusão social, sem contar que também pode auxiliar na retirada de crianças e jovens das ruas, em situação de risco e violência.

Para que isso ocorra, é preciso que melhoremos a infra-estrutura já existente, assim como também é necessário criar novos equipamentos, já que se cogita a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. E Natal, com a vocação turística que tem e que precisa ser preservada, deve estar preparada também para fazer parte do hall de cidades aptas a receber os jogos.

Vamos desenvolver ações nessa área focando no presente, mas também de olho no futuro. Todo mundo já deve ter ouvido mais de uma história de sucesso que começou com a prática esportiva. Só citando alguns nomes que temos, muitos deles inclusive famosos mundialmente, como a jogadora de vôlei Virna, Oscar do basquete, o nadador Clodoaldo Silva, medalhista olímpico nas paraolimpíadas desse ano de 2004; entre tantos outros. E quantos talentos não podem estar por aí, precisando ser descobertos e devidamente estimulados? É por isso que dentro do nosso plano de governo prevemos construir uma Vila Olímpica, na qual os esportistas terão um lugar para treinar e para a realização de competições.

Para estimular e incentivar a descoberta de novos talentos, especialmente nas comunidades mais carentes, criaremos o Bolsa Esporte, que funcionará como uma espécie de patrocínio para os talentos revelados tanto nas escolas, quanto na própria Vila Olímpica.

E também não podemos esquecer da prática esportiva voltada para a condução de uma boa saúde e qualidade de vida. Que deve ser uma prática comum a todas as pessoas, independente de idade. Para isso, vamos construir outros e recuperar os espaços já existentes, sejam ginásios, praças e áreas de convivência nos bairros da nossa cidade, buscando, sempre que for possível, as devidas parcerias.

Miguel Mossoró (PTC)
Miguel Mossoró, eleito prefeito de Natal, implantará um programa de esporte nos colégios municipais. De futebol, vôlei, basquete, atletismo, enfim vamos englobar todo tipo de esporte, como vamos implantar o sistema de escolas integradas. A primeira aula que os alunos terão será de esporte e eles escolherão a modalidade que vão praticar e o professor que fará avaliação. E todo ano teremos um olimpíada municipal e veremos os melhores e vamos estudar um prêmio para os melhores. Vamos fazer um programa de incentivo ao atleta. Porque o que vemos são nossos atletas indo treinar em outras cidades que dão apoio e condições para o atleta treinar. Miguel Mossoró não vai deixar que isto aconteça. Todos os atletas vão ser bem tratados, todo campo de bairro vai ser gramado e colocado holofotes, com o esporte nas escolas e esporte nos bairros daremos lazer e socializaremos nossos jovens, tirando das ruas e do  perigo da criminalidade e criaremos as olimpíadas dos bairros onde através dos conselhos comunitários e a prefeitura organizaremos estas atividades.

Sandro Pimentel (PSOL)
A prefeitura de Natal tem atuado na contramão da modernidade, pois chegou ao cúmulo de retirar a disciplina de Educação Física das escolas como atividade obrigatória. A prática esportiva como fator educacional desenvolve o ser humano e aprimora as competências técnicas, sociais e comunicativas. O esporte precisa se integrar às finalidades gerais da educação porque além de contribuir com a saúde preventiva, estimula a personalidade intelectual e física. Ele ainda oferece chances reais de integração social. Nesse sentido, teremos um olhar mais horizontal sobre as práticas desportivas e fomentaremos o lazer saudável. Motivado pelo abandono e a insensibilidade por parte da prefeitura, já existem vários campos e mini campos de futebol privados em Natal. O esporte e o lazer contribuem com a qualidade de vida e a redução da violência. No governo do SOL, lutaremos para garantir investimentos que viabilizem a construção de vários parques poliesportivos nas quatro regiões da capital e revitalizar os existentes, com vistas a beneficiar e incentivar a prática de todas as modalidades esportivas e de lazer. Proibiremos a cobrança de taxas para utilização das quadras de esportes como é feito atualmente e os utensílios básicos necessários para a prática do esporte, serão fornecidos pela prefeitura.

Joanilson Rêgo  (PSDC)
Esporte, Lazer e Cultura estão intimamente ligados, sobretudo quando se pensa na utilização das praças públicas como equipamento adequado à prática de alguns esportes, através das quadras que se prestam para o basquete, o vôlei, o futebol de salão, o skate, etc. A nossa administração vai interagir com a sociedade, sobretudo, através dos Conselhos, no caso, do Conselho Municipal de Esportes, paritariamente concebido, no sentido de colher as opiniões da sociedade como um todo. As pessoas que convocarei para participar, em nome da Prefeitura, serão pessoas vindas do esporte. Incentivarei o atleta potiguar, pois, como se tem constatado, este, se tiver o mínimo apoio, representará, muito bem, a nossa terra, em qualquer modalidade de competição interestadual. Incentivo, também, ao esporte interno, apoiando competições regionais no município de Natal, espécies de campeonatos de bairros, cujas partidas decisivas serão realizadas no Machadão ou no Machadinho. As escolas também serão aproveitadas, dentro da ótica da escola aberta, como espaços privilegiados para desenvolver o gosto das crianças e jovens pelas práticas esportivas. Quadras poliesportivas serão construídas. Por fim, a urbanização do Machadão, para que este continue a ser um poema de concreto, um dos estádios mais bonitos do Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas