terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Candidatos apontam prioridades para o RN

- Publicidade -

PROJETOS - Candidatos incluem saúde entre prioridades

O político que irá governar o Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos vai enfrentar o desafio de promover um trabalho que proporcione desenvolvimento nas áreas de Educação, Saúde, emprego, moradia, segurança pública e cultura para cerca de 3 milhões de potiguares. No entanto, cada candidato a esse desafio possui suas prioridades. Sendo assim, a TRIBUNA DO NORTE abre espaço para os dois principais concorrentes ao Governo do Estado – Garilbaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB) -, para que possam apresentar aos eleitores quais áreas terão maior ênfase em suas administrações, se forem eleitos.

Candidato da Vontade Popular, o senador Garibaldi Filho destaca a importância da implantação de uma gestão moderna para viabilizar seus projetos de governo, através de parcerias com a sociedade, o funcionalismo público e as prefeituras.

Ele destaca em seu artigo projetos de Educação, Saúde, segurança pública, saneamento básico e de preservação do meio ambiente, aliado ao desenvolvimento econômico. Trata do incentivo a piscicultura e carcinicultura e um programa de geração de emprego e renda, utilizando-se de meios como o apoio à agricultura familiar, ao pequeno empreendedor e a parceria com o setor turístico.

A candidata da Vitória do Povo, a atual governadora Wilma de Faria, ressalta o “governo realmente popular” que vem desenvolvendo e a preocupação com os abandonados, excluídos ou esquecidos, nesses três anos e meio de mandato. Ela defende a reconstrução da infra-estrutura, dos serviços públicos e da própria máquina administrativa. Aponta projetos para as áreas de educação, saúde, segurança pública e a importância de ter as contas do governo saneadas. Cita ainda os programas sociais, com ênfase na geração de trabalho e renda aos mais carentes.

Obras, assistência social e geração de empregos

Nas primeiras duas semanas de horário eleitoral gratuito, os candidatos também já escolheram suas prioridades. Enquanto a coligação Vitória do Povo vem apostando na geração de empregos e na afinidade de Wilma de Faria (PSB) com o governo Lula (PT) e seus projetos sociais, a Vontade Popular tem tratado das obras de desenvolvimento do estado realizadas nos mandatos de Garibaldi Filho (PMDB), com ênfase na geração de renda e no programa de recursos hídricos.

A propaganda da coligação oposicionista se utiliza de depoimentos da população e do próprio candidato para relembrar o que já foi feito nos oito anos de governo Garibaldi Filho. O candidato sempre enfatiza que é preciso recuperar a capacidade de investimentos. Na última semana, também começou a apresentar as propostas do novo governo.

Já a aliança da situação tem utilizado clipes mostrando as obras da atual administração e destacado números de postos de trabalho criados, ressaltando o Rio Grande do Norte como campeão do Nordeste em 2004 e 2005, entre os estados que mais criaram empregos de carteira assinada.

Garibaldi Filho – Candidato pela Vontade Popular

Focado num futuro de mais empregos e oportunidades para a nossa população, através de um modelo de gestão moderna que seja capaz de estabelecer parcerias entre o Governo, a Sociedade e o Funcionalismo Público, o meu governo terá como prioridades a elaboração das seguintes metas:

Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica, através da melhoria do ensino fundamental e universalização do ensino médio. Para tanto, estabeleceremos parcerias com as prefeituras e entidades civis, permitindo a oferta de educação com qualidade. O modelo de gestão a ser implantado irá permitir um acordo de resultados entre o governo, a escola e a comunidade, possibilitando critérios para a escolha do dirigente escolar, autonomia financeira e avaliação permanente de professores e alunos. Com a melhoria do ensino fundamental, será possível ampliar o tempo de estudo e introduzir o conceito de aluno de tempo integral, e com a universalização e profissionalização do ensino médio a distribuição do livro e do fardamento escolar.

Política de Busca da Qualidade Total na Saúde Pública, com a qual minha administração implantará o sistema estadual de regulação com duas grandes inovações: o disque saúde e o programa de tele-medicina. Em complementação ao novo modelo de atuação na saúde, iremos ampliar a rede de farmácias básicas, concluir os processos de municipalização dos hospitais micro-regionais, construir novas unidades de referência, ampliar as equipes do programa de saúde da família e estabelecer parcerias com as prefeituras para garantir o pleno atendimento dos postos de saúde.

Programa de Métodos e Técnicas de Inteligência na Segurança Pública, com os quais meu governo irá combater, sistematicamente, o crime organizado no RN através da implantação de barreiras eletrônicas, computadores nas viaturas policiais acoplados a central de informações, planejamento integrado das ações de combate ao crime e redimensionamento do sistema prisional, com a construção de novos presídios. Programa Estadual de Saneamento através de um ambicioso programa, pela elaboração do marco regulatório do saneamento no RN, pela execução de plano de investimento, permitindo o fortalecimento significativo da Caern através de uma gestão técnica com metas. Neste sentido, meu governo procurará mobilizar recursos para a execução da grande obra de saneamento no RN.

Política de Desenvolvimento Sustentável com Preservação do Meio Ambiente onde procuraremos definir uma política ambiental compatível com a vocação do Estado e os interesses dos produtores. Meu governo dará total apoio à instalação de pólos de piscicultura e carcinicultura do tipo familiar, elaboração de estudos e pesquisas biotecnológicas, através de consórcios com universidades, centros de pesquisas e iniciativa privada. Programa de Geração de Emprego e Renda, onde meu governo irá concentrar sua ação no fortalecimento da agricultura familiar, do pequeno empreendedor e de grupos com capacidade produtiva, do fomento ao agronegócio, além da parceria crescente com o setor turístico do Estado. 

Wilma de Faria – Candidata pela Vitória do Povo

Desde 1º. de janeiro de 2003, o povo do Rio Grande do Norte tem algo até então inédito em nosso estado: um Governo realmente popular, comprometido com as pessoas comuns, sem privilégios para grupos econômicos, políticos ou familiares. Pela primeira vez, o Governo trabalha para melhorar a vida de todos, e principalmente dos que haviam sido abandonados, excluídos ou esquecidos.

Em apenas três anos e meio e sem vender nenhum patrimônio do povo, o nosso Governo fez muito mais do que outros fizeram em muito mais tempo. É verdade que precisamos dedicar tempo e recursos à reconstrução da infra-estrutura, dos serviços públicos e da própria máquina administrativa. Escolas, hospitais, delegacias, estradas – tudo precisava e recebeu investimentos para reconstrução.  As contas públicas estavam desorganizadas e o orçamento comprometido com gastos e dívidas que não deixavam recursos para fazer os investimentos necessários à população. Parecia haver a intenção deliberada de inviabilizar nosso Governo. Mas, não conseguiram.

Com trabalho duro, austeridade e responsabilidade, botamos a casa em ordem e começamos a cumprir os compromissos assumidos com o povo durante a linda campanha que resultou em nossa vitória. O principal deles, porque resume todos os outros, era transformar cada centavo investido, cada obra e cada programa social em meio de construção de um Rio Grande do Norte mais justo. E estamos cumprindo esse compromisso, fazendo um Governo cuja principal obra é cuidar das pessoas e melhorar a vida de todos.

Nunca, na nossa história política, o Governo do Estado investiu tanto em programas de inclusão social. Sozinhos ou em parceria com o nosso presidente Lula, estamos realizando o Desenvolvimento Solidário, o Luz para Todos, o grande avanço no programa nacional de agricultura familiar – o  Pronaf – o Programa do Leite, o Casa da Gente, as Farmácias de Todos, os mais de 500 km de novas adutoras e o abastecimento de água nas pequenas comunidades. Essas e outras ações levam serviços públicos, obras e oportunidades de trabalho e renda para milhares de família. E levam até essas pessoas, sobretudo, algo que a maioria nunca tinha visto: o Governo trabalhando por elas, na casa delas, melhorando de verdade a vida de todos.

É certo que, em apenas três anos e meio, ninguém consegue fazer tudo. Mas, com um pouco mais de tempo, vamos ampliar o que está dando certo, corrigir o que precisa ser melhorado e concluir o que está em andamento. A hora é de andar para a frente. Voltar ao passado agora seria tirar o povo do poder e transformar novamente o governo em serviçal de uns poucos. Por isso, podemos resumir o nosso plano de governo para 2007-2010 em uma frase: avançar com o trabalho de transformação social, para que o Governo do Estado continue nas mãos do seu único e legítimo dono – o povo do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas