quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Candidatos avaliam equipe administrativa

- Publicidade -

Washington (AE) – Os americanos irão eleger não apenas um presidente, mas também uma grande equipe de assessores, conselheiros e burocratas que ajudará o vencedor a administrar o governo federal pelos próximos quatro anos. Um eventual governo do republicano John McCain seria mais conservador do que o do democrata Obama. Além das divisões ideológicas e partidárias, há diferenças de estilo e tom que distinguiriam uma administração da outra.

Se Obama vencer, é provável que ele mantenha vários de seus auxiliares, incluindo alguns secretários de gabinete. McCain, se eleito, deve confiar mais em militares atuantes ou aposentados e provavelmente escolherá pessoas do mundo corporativo. Listas numerosas de potenciais nomeados para cargos estão circulando em Washington, Chicago e Arizona. Mas autoridades do Partido Democrata e do Partido Republicano asseguram que os dois candidatos à presidência estão totalmente concentrados na reta final, e provavelmente não tomaram nenhuma decisão firme sobre seus eventuais assessores.

Pessoas próximas a Obama acreditam que ele ofereceria cargos para alguns governadores democratas que lhe deram grande apoio durante a campanha presidencial. Entre eles estariam a governadora do Arizona, Janet Napolitano, e a governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, que o apoiaram desde o início. Napolitano é vista como uma possível secretária de Justiça, enquanto Sebelius é mencionada como possível secretária de Educação, Comércio, Energia ou Saúde e Serviços Humanos.

O governador da Pensilvânia, Ed Rendell, poderia ocupar algum posto na área de energia ou de transporte, enquanto o governador do Novo México, Bill Richardson, poderia estar entre as opções para o cargo de Secretário de Estado. Ex-governadores democratas que poderiam estar entre os escolhidos por Obama incluem Tom Vilsack, de Iowa, que pode se tornar secretário da Agricultura.

Obama já apontou um ex-aliado de Bill Clinton, John Podesta, para dirigir seu plano de transição de governo. Outros ex-aliados de Clinton também poderiam ocupar postos proeminentes no governo. Importantes aliados de Obama durante a campanha, como David Axelrod e David Plouffe, poderiam ser escolhidos como conselheiro sênior ou para ocupar cargos políticos. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas