segunda-feira, 18 de março, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 18 de março, 2024

Candidatos preparam a largada oficial das campanhas de rua

- Publicidade -
A campanha eleitoral de rua e na internet começa oficialmente, hoje, para os 543 candidatos aos cargos majoritários e proporcionais às eleições de outubro de 2022 no Rio Grande do Norte. Entre os nove candidatos ao governo do Estado, na largada para convencimento ao voto dos 2,55 milhões de eleitores potiguares, ausência da governadora Fátima  Bezerra (PT), que participa, às 19h, da posse do ministro do STF, Alexandre de Moraes, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Fátima Bezerra vai à posse de Alexandre de Moraes
Somente às 16h de amanhã, Fátima Bezerra inicia sua campanha de rua com uma carreata a partir de Golandim, bairro de São Gonçalo do Amarante limítrofe a Igapó, na Zona Norte de Natal. 
A caravana de lançamento da campanha de reeleição da governadora vai percorrer comunidades adjacentes a Golandim e deve contar com a participação do candidato a vice, o deputado federal Walter Alves e o candidato a senador, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Da parte da oposição, o candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade) realiza o primeiro ato de campanha, propriamente dita, a partir das 18 horas de hoje,  no centro de São José do Mipibu, com as presenças do candidato a vice-governador Ivan Lopes Júnior (União Brasil) e o candidato a senador Rogério Marinho (PL).
Fábio Dantas programou atividades em São José de Mipibu
Fábio Dantas escolheu a cidade da região Agreste para lançar, oficialmente, sua campanha, porque o município faz parte da sua história política e familiar. “São José de Mipibu está sempre junto comigo, faz parte da minha vida. Nasci em Natal, mas construí minha vida nesta cidade. Fiz amigos, família, construí minha vida profissional como empreendedor e também na política”. 
Então, segundo Dantas, “o local escolhido para iniciarmos nossa campanha não poderia ser outro. E, de lá, vamos levar nossa mensagem aos quatro cantos do Rio Grande do Norte”. 
“Iniciaremos uma longa jornada pelo reequilíbrio, pela sobriedade e por um governo que seja feito para todos”, antecipava Dantas, nas redes sociais.
Para o ex-ministro Rogério Marinho, o primeiro passo da campanha mostrará que os potiguares também querem voltar a ter força no Congresso Nacional. “Nosso Estado já teve grandes nomes nos representando no Senado, e perdeu influência, prestígio e respeito nos últimos anos. Está na hora de recuperarmos nossa voz”.
Styvenson reafirma que campanha será nas redes sociais
Já o candidato a governador do Podemos, senador Styvenson Valentim, reiterou que fará sua campanha eleitoral nas redes sociais e sem uso de rádio, TV e recursos dos fundos eleitoral e partidário, mas deve comparecer a eventos a convite de instituições, como no dia 26, na Fiern e no dia 29, na Fecomércio.
Styvenson Valentim diz que prefere fazer uma campanha fora dos moldes tradicionais, sem usar recursos que podiam ser direcionados à prestação de serviços à população e desafiou os concorrentes a realizarem uma campanha exclusive nas redes sociais, sem comícios, distribuição de “santinhos” e uso de carros de som: “Eles não têm coragem de fazer igual a mim”.
O candidato a senador Geraldo Pinho (Podemos) também não cumpre agenda externa hoje. Pela manhã se reúne com os candidatos a suplente de senador, Janssen Motos, que foi Candidato a prefeito de Macaíba em 2020 e Zé Carlos, ex-candidato a vereador em Parnamirim nas últimas eleições municipais. No meio da tarde, Pinho, que é médico, encontra-se com a equipe de campanha e à noite, tem reunião com lideranças e empresários de saúde.
Candidato ao Senado Federal, o deputado federal Rafael Motta (PSB) diz que sua campanha “será de pé no chão, na rua, priorizando o contato direto com as pessoas”.
Hoje, Rafael Motta faz uma visita de cortesia às 9:30, na APAE Natal, para ouvir as pessoas sobre demandas e projetos que possam contar com o apoio institucional do seu mandato e participar de caminhadas em municípios da Grande Natal.
Entre os partidos “nanicos”, está prevista uma caminhada dos candidatos a governador e senador do PSOL, Danniel Morais e Freitas Júnior, a partir das 14 horas, na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. 
Os candidatos do PSTU à  governadora e senador, Rosália Fernandes e Dario Barbosa, começam a campanha com panfletagem a partir das 7 horas, nas proximidades do Hospital Walfredo Gurgel e IFRN, na avenida Salgado Filho. A candidata Rosália faz uma live no Instagram e no Youtube às 12h. 
A partir de hoje e até 1º de outubro, vésperas das eleições, os candidatos podem realizar comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral, como caminhadas, carreatas, passeatas e carros de som. Também é  autorizada a propaganda na mídia impressa e na internet.
Já o horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno. No dia do pleito, qualquer ato de propaganda poderá ser caracterizado como crime de boca de urna.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas