terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Candidatos rejeitam semipresidencialismo

- Publicidade -
Embora tenha ganho aceitação e apoio nos meios políticos, a discussão sobre uma mudança do sistema de governo para o semipresidencialismo encontra resistência entre os pré-candidatos à Presidência. Pensada para valer a partir de 2026, uma eventual mudança poderá afetar diretamente o presidente eleito nas eleições de 2022. Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são consensuais em afirmar que o debate não é adequado ao contexto político atual do País. Simone Tebet (MDB-MS) também criticou a discussão no momento atual.
Ex-presidente Michel Temer apresentou a proposta para mudar o sistema de governo, mas enfrenta resistência à ideia
A proposta foi apresentada pelo ex-presidente Michel Temer. No semipresidencialismo, o presidente eleito pela população divide o governo com o primeiro-ministro. Este sistema híbrido de governo ocorre em países como Portugal e França. O debate sobre o novo modelo ganhou força em meio a uma articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL). Como mostrou o Estadão, uma minuta do texto foi discutida em reunião de líderes partidários, no dia 13.
A proposta de emenda à Constituição (PEC) é de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O objetivo, segundo ele, seria melhorar a governança em um sistema que classificou como “comprovadamente falido”. “Tem dificuldades de transparência, de resolução de crises, de estabilidade política e isso está comprovado na medida em que depois da redemocratização, dos cinco presidentes que foram eleitos, dois sofreram impeachment e há um agora com mais de cem pedidos”, afirmou. O sistema semipresidencialista, diz, deixaria claro, por exemplo, quais partidos participariam do governo.
O tema, que não é novo, ressurge no momento em que o presidente Jair Bolsonaro está pressionado por manifestações de rua e por mais de cem pedidos de impeachment. Defensores do tema alegam que o modelo dá mais estabilidade ao País. Até agora, o presidente não se pronunciou sobre o assunto.
O governador paulista João Doria, que está em campanha nas prévias no PSDB, defende que qualquer mudança eleitoral deve ser feita “num clima mais pacificado”, e que a “véspera” eleitoral não é o momento para uma mudança como esta. “Defendo uma ampla reforma política estrutural. Essa, sim, precisa ser discutida num clima mais pacificado do que encontramos hoje no País”, afirmou.
Ciro Gomes afirmou que o semipresidencialismo é um “disfarce oportunista” e “uma mistificação conceitual”. Ele considera “louvável”, porém, o parlamentarismo. “O parlamentarismo verdadeiro é um sistema louvável, baseado na responsabilidade parlamentar com a sanidade econômica e a regularidade dos servidores públicos”, disse. Embora considere o parlamentarismo “um antídoto contra a ‘cleptocracia’ que nos comanda há anos”, Ciro rejeita falar em troca de sistema “a um ano de um pleito presidencial”.
Também defensor do sistema parlamentarista, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), pré-candidato nas prévias tucanas, afirmou em abril ao site O Antagonista considerar que “está na hora” de falar em parlamentarismo no Brasil. Ele não foi localizado ontem
Questionado sobre o tema no debate da série Primárias realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Estadão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite – que também deve disputar as prévias do PSDB – afirmou que é defensor do parlamentarismo, assim como o seu partido. Leite, no entanto, disse considerar que é necessário “um caminho mais longo” para se migrar para um sistema parlamentarista.
Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto, disse que a proposta é “outro golpe” em entrevista à rádio Jovem Pan na semana passada.
“Semipresidencialismo é outro golpe para tentar evitar que nós possamos ganhar as eleições”, afirmou. “Não dá pra brincar de reforma política, isso é coisa que tem que ser discutida com muita seriedade.”
Mandetta afirmou que ainda não teve acesso ao texto da proposta, mas que “uma discussão mais profunda tem que ser feita em melhor ambiente”. Perguntado sobre se o debate do semipresidencialismo ganhou força em Brasília como estratégia de Lira contra a discussão sobre o impeachment, Mandetta disse que “governos fracos propiciam este tipo de fala”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas