sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Canela? vamos a ela

- Publicidade -

Dr. Jorge Boucinhas

Médico e professor
Sabe-se  que começou a ser empregada, no Oriente, por volta do ano 2700 A.C., e é citada várias vezes na Bíblia.  Não deixa de guardar estreita relação com a história do Brasil, pois foi pela necessidade de buscar novo caminho pra as Índias, a fonte das “especiarias” tão valorizadas pelos europeus de então e de acesso dificultado após a queda de Constantinopla, que foi descoberta.  Trata-se da canela, sendo que a palavra extrapolou a planta e se a aplicou a uma tonalidade de cor, o castanho que surge após a moagem da casca.  Isso remete à obra Gabriela, Cravo e Canela, uma das mais famosas do grande Jorge Amado, que marcou o momento de inflexão da sua produção literária, quando passou do ativismo social para a crônica de costumes, expondo o mundo de coronéis, jagunços, mulheres sensuais, prostitutas e vigaristas que coloriam a sociedade cacaueira.
Obtida a partir da casca interna de várias árvores de porte médio, de folhas sempre verdes com 35cm de comprimento, alcançando 5 a 10m de altura (algumas muito mais), casca espessa, âmbar, flores pequenas e reunidas em cachos.  São do gênero Cinnamomum, Família botânica Lauraceae.  A obtida da espécie Cinnamomum verum ou C. zeylanicum (Blume), nativa do Sri Lanka (Ceilão), é frequentemente considerada como “canela verdadeira”, mas a maioria que circula no comércio internacional é derivada de cerca de 10 espécies relacionadas, em especial C. cassia.   
Comercialmente é mais encontrada sob forma de pó, embora não infrequente seja a oferta como cascas e ramos secos.  As flores são pequenas e reunidas em cachos.  O fruto é uma baga de 2cm, ovóide, coloração escura, que contém uma semente abundante em óleo. As partes mais empregadas são as cascas, que logo após a colheita são secadas ao sol, enrolando-se umas nas outras, formando tubos. O todo da planta é bastante aromático, donde  amplo uso em culinária, confeitaria industrial e perfumaria.  
Contém uma boa quantidade de cálcio, vitamina A, carboidratos, fibras, vitamina C, ferro, magnésio e fósforo, afora terpenos, taninos e óleos essenciais. 
Com início nas Medicinas Ayurvédica e Tradicional Chinesa tem servido para estimular a salivação e o suco gástrico, com uso em aerofagia, indigestão, acidez estomacal e azia, falta de apetite e vômitos.  Atualmente classificada como antisséptico bacteriostático (não mata germes mas reduzir sua proliferação).  Pelas propriedades expectorantes, antibacterianas e antinflamatórias é usada em gripes, resfriados, bronquite, tosse crônica indeterminada.  Com ações ateroscleróticas e antitrombóticas, contribui para uma melhor circulação do sangue.  Combate as dores menstruais e tem de afrodisíaca, estimulando a libido e ajudando nos casos de disfunção erétil.  Duvidosa como antirreumático, antidiabético e inibidor de sangramentos.  Seu chá é estimulante circulatório e tem leve ação estimulante cerebral.  
Os diversos preparados que se pode comprar ou fazer em casa ajudam a tratar problemas  relacionados a fungos e bactérias, quais infestações vaginais por Candida Albicans (usa-se lavagem estéril com infusão feita com 1 colher/sopa de canela em pau triturada posta em 2 copos de água fervente).  Para ajudar a controlar micose de unhas e pés, escaldapés com infuso de 2 colheres de sopa da mesma forma.  Gargarejos (½ colher/sopa por copo de água) tratam aftas, mau hálito e faringolaringite infecciosa. 
Para uso interno geral faz-se a infusão pondo-se 5g de pó em 100ml de água fervente, deixando-se por 15 minutos, fogo apagado.  Toma-se 3 vezes ao dia.  Quanto ao decocto de cascas, ferve-se o mesmo tanto, por 20 minutos, em 1 copo d’água.  
Merece ser chamado à atenção estudo efetuado pela American Heart Association no qual se mostrou que ativa moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias e pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gorduras.  Nele, pesquisadores deram a ratos, durante 3 meses, ração mui gordurosa mais suplementos de canela.  Ao final verificaram que os ratos engordaram menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e lipídios sanguíneos em comparação os de grupo que não recebera a canela.  
Embora muitos discordem, seguindo uma regra geral não deveria ser utilizada por gestantes ou lactantes.  Ademais, o óleo essencial puro pode causar irritação nas mucosas e pele e deve ser usado com moderação.  
De um modo geral, porém, pelo menos pelo seu exótico sabor nada impede que seja degustada como saboroso acompanhamento para sorvetes, café, chocolate, chás, mil preparações mais!
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas