Cannes começa nesta 3ª feira, já com brasileiro no segundo dia

Publicação: 2019-05-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Marcio Delgado
Especial de Cannes (*)

Nesta terça-feira, dia 14, começa a 72ª edição do Festival de Cannes, evento que este ano conta com uma variedade de produções que vai de filmes brasileiros à novos filmes de Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar e Xavier Dolan, entre outros. A cerimônia de abertura do evento acontece às 20:00hs (15h, horário de Brasília) com o filme ‘The dead don’t die’ (os mortos não morem) do diretor americano Jim Jarmusch.

Sonia Braga está no elenco de filme rodado em solo potiguar que concorre a Palma de Ouro
Sonia Braga está no elenco de filme rodado em solo potiguar que concorre a Palma de Ouro

Na quarta-feira (15) é a vez do filme brasileiro ‘Bacurau’ de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ser apresentado oficialmente na Riviera francesa em uma sessão de gala programada para as 22:00; E na quinta-feira (16), o tapete vermelho recebe ‘Sorry we missed you’, novo filme do cineasta britânico Ken Loach, diretor de ‘Eu, Daniel Blake’ filme que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2016.

O festival segue com diversos outros filmes que serão exibidos pela primeira vez, entre eles ‘Dor e Glória’, de Pedro Almodóvar, que abre a noite de sexta-feira do evento. O novo filme de Quentin Tarantino, ‘Once Upon a time... in Hollywood’ estrelando Brad Pitt e Leonardo DiCaprio será exibido dia 21 de maio e no dia 22 o premiado diretor canadense Xavier Dolan mostra ‘Matthias e Maxime’, sua mais nova produção filmada em apenas 48 dias e da qual ele também participa no elenco principal.

O filme ‘O traidor’ co-produção entre Itália, França e Brasil, dirigido por Marco Bellocchio e com a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido no elenco, será exibido no penúltimo dia do festival, sexta-feira, 24 de maio.

Mostras paralelas - Fora da disputa pela Palma de Ouro, Cannes receberá ainda outras produções brasileiras. Uma delas é ‘A vida invisível de Eurídice Gusmão’, do cineasta cearense Karim Ainouz, produção ambientada no Rio de Janeiro dos anos 50 que será exibida na mostra Um Certo Olhar e que conta com a participação especial de Fernanda Montenegro no elenco. O longa-metragem ‘Sem seu sangue’ da carioca Alice Furtado, foi selecionado para ser exibido na Quinzena dos Realizadores durante a 72ª edição do festival francês e o documentário brasileiro ‘Indianara’, dirigido pelo brasiliense Marcelo Barbosa e a francesa Aude Chevalier-Beaumel, retratando ataques a travestis e transexuais no Brasil, será exibido na mostra da Associação de Difusão do Cinema Independente (ACID) dedicado à produções fora do circuito comercial.

(*) Jornalista viajou a convite do Festival







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários