Capitão alega falha de comunicação

Publicação: 2010-03-09 00:00:00 | Comentários: 6
A+ A-
Falha de comunicação. Essa foi a explicação que o capitão Heriberto Rodrigues, comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão da PM da zona Norte disse ter ocorrido diante das declarações do major Lenildo Melo de Sena, comandante do 4º Batalhão da ZN sobre a área de atuação da viatura 410 - guarnição onde estava o soldado José Nelson Fernandes (J. Fernandes), morto  na madrugada da sexta-feira (6) após uma abordagem policial no Loteamento Dom Pedro II.
Capitão Rodrigues explica que houve um ruído na comunicação
Apesar do major Lenildo ter afirmado que o soldado estava em uma área que não era de atuação da viatura 410 e que nem o Centro Integrado de Operações da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Ciosp) e nem o oficial do dia haviam determinado que a guarnição fosse até o Loteamento Dom Pedro II, o capitão Rodrigues informou que a ordem para que a viatura patrulhasse a região que compreende o loteamento foi dada por ele (capitão). “A viatura 411 que atende Gramoré e, consequentemente, o Dom Pedro estava na revisão. Para a região não ficar desguarnecida determinei que a 410 atende-se além de Nova Natal (área de atuação) a região de Gramoré”.

Segundo o capitão, o major apenas se equivocou. “Houve um ruido (falha na comunicação), os policiais (J. Fernandes, Talles  e Jerry) foram devidamente autorizados para trabalharem naquela região”.

À respeito dos processos que o soldado J. Fernandes respondia na justiça, sobre agressão leve e porte ilegal de arma, o capitão disse que, em serviço, J. Fernandes era um profissional exemplar com seis referências elogiosas. “No Brasil as pessoas são consideradas inocentes até que se prove o contrário. Isso se aplica aos PMs,   também”

O soldado J. Fernandes respondia na justiça, uma ação criminal datada de julho de 2008, na 11ª Vara Criminal por lesão corporal leve – contra Francisca de Fátima do Nascimento e Francisco de Assis Câmara. Em 2009, o policial se envolveu em outra confusão: foi encontrado junto a dois seguranças - Nijson Dênis de Oliveira, 36, e Luís Fidélis de Medeiros, 30, nas dependências  de um motel, em Ponta Negra. Os três portavam armas de fogo sem registro e, após serem conduzidos à 15ª Delegacia de Polícia, apenas J. Fernandes foi autuado por porte ilegal de arma – ele assumiu ser o dono da pistola 380 e dos dois revólveres calibre 32 encontrados na ação.

De acordo com informações de funcionários do Hospital Santa Catarina, Jackson Michel da Silva, 20, suspeito de ter atirado no PM foi transferido ontem para o Hospital Médico Cirúrgico. Informações dão conta que Jackson continua na UTI, mas está  consciente. Jackson Michel está consciente e deve ser cirurgiado, na tarde de hoje, devido um tiro que atingiu  o fêmur direito. De acordo com Lauro Herculano, diretor geral do hospital, os tiros que atingiram o  paciente, além do fêmur, acertaram o crânio e o abdome. “Ele ainda está com secreção no estômago”. Herculano disse que o paciente  afirmou que estava em casa quando “chegaram atirando”. “Ele disse achar que eram policiais”.

Referências

24 de fevereiro de 2010 – prisão, apreensão de drogas e de três armas – Loteamento José Sarney

09 de junho de 2009 – prisão de traficante - Lagoa Azul

12 de outubro de 2008 – prisão e apreensão de drogas - Pajuçara

22 de maio de 2007 – moto recuperada – Vale Dourado

04 de abril de 2007 – apreensão de revólver, munições e objetos roubados – Nossa Senhora da Apresentação 

30 de outubro de 2006 – apreensão de arma, em Pajuçara

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • manesmann

    Coorporativismo sujo e barato, estorção das mais diversas formas, corrupção por todos os lados.....É essa a cara de boa parte da PM do RN, infelizmente. O capitão tenta livrar a cara do soldado morto que tinha ficha \"policial\" pior que do bandido, mas não foi feliz. A Ana Beatriz aí de cima dá a pista....

  • MARCOLINONOBRE

    É muito suspeita essa defesa do capitão Rodrigues do soldado morto´o mesma tinha ficha criminal maior que a do traficante, envolvido em vários incidentes irregulares e continuava trabalhando na rua e recebendo elogios do seu superior que deveria punir as falhas dos seus subordinados e não procurar justificativas para os excessos e crimes os quais tenham cometido. E Dr Maurílio está certo nas suas afirmações, tudo será esclarecido no seu devido tempo.

  • emilia_felipe

    Qual o estrago que um ruído pode proporcionar? Existe uma lei que diz que não se pode invadir residência depois das 18 horas e antes das 5 horas... Todas as vezes que esse horário foi descumprido vidas foram ceifadas. Mortes ocorridas por motivos torpes... Quem decretou Pena de Morte em nosso país e na Zona Norte, então? Matam-se pais de família, do bem ou do mal, certos ou errados, são seres humanos.

  • anabeatrizz22

    capitão Heriberto Rodrigues, que tampa o sol com peneira o jfernades vulgo gata boxuda era bandido gostava de estorqui assalta e mata pessoas esses dois que senho fala Nijson Dênis de Oliveira, 36,e Luís Fidélis de Medeiros, 30, ja estão presos em alcaçuz por assalto e condenados a 29 anos de cadeia mais ainda fata cer presos o carlos cacuruta e sd aparecido e outros que atrrorisão aqui no jose sarnei todos que eu comentei aqui e da mesma quadrilha viuu capitão

  • MOISES95086

    E COM MUITA SATISFARÇÃO QUE DIGO!PARABENS CAP.RODRIGUES, O SENHOR NÃO É DIFERENTE O SENHOR FAZ A DIFERENÇA. O SENHOR É UM DOS POUCOS OU TAL VEZ O UNICO QUE TEM CORAGEM DE COLOCAR A CABEÇA A PREMIO. SEI QUE AS CONSEQUENCIAS VIRAM MAS DEUS ESTAR VENDO TUDO.O POLICIAL SAI DE SUA CASA PARA DEFENDER OS INTERESES DA SOCIEDADE QUE DE UM LADO É SOFRIDA E DO OUTRO É INJUSTA.QUANDO ACONTECE UM CASO DESSE ELA CAI EM CIMA CONDENANDO SEM DIREITO A JULGAMENTO,AS COISAS BOAS QUE A POLICIA FAZ NÃO APARECEM SABE PORQUER? NÃO DA IBOPE.POUCOS SABEM QUE É NA MADRUGADA QUE AS VEZES MÃES DÃO LUIZ AOS SEUS FILHOS DENTRO DE UMA VIATURA DE POLICIA,SOCOREM CRIANCINHAS DOENTES PORQUE OS PAIS NÃO TEM DINHEIRO PARA PEGAR UM TAXI. E ISSO É O MINIMO QUE ACONTECE OS POICIAS MUITAS VEZES DESCUMPRE ORDENS CORRENDO O RISCO DE SER PUNIDO QUANDO NÃO TEM AUTORIZAÇÃO PARA ATENDER DETERMINADAS OCORRENCIAS MAIS MESMO ASSIM ELES VÃO E SABE PORQUE? TUDO EM NOME DA SICIEDADE. POR ESSA E OUTRAS RASÕES É QUE RECLAMAMOS! HA A POLICIA NÃO ESTAR FAZENDO NADA,SEBE PORQUER? FALTA DE MOTIVAÇÃO NÃO SÓ DO GOVERNO MAIS TAMBEM POR PARTE DOS \"COMANDANTES\" E PRINCIPALMENTE POR PARTE DESSA SOCIEDADE HIPOCRITA E INJUSTA.TERMINO DIZENDO, PARABENS A ESSES HEROIS QUE MESMO COM TODA DIFICULDADE CONTINUAM LUTANDO E QUE DEUS ABENÇOI A TODOS.

  • ed_barretosilva

    Parabéns Capitão!!! Deu uma justa resposta para aqueles que queriam denegrir a imagem de um grande soldado que morreu lutando pela nossa sociedade!!!