sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cardozo avalia plano operacional no RN

- Publicidade -

Na reunião com a presença do Ministro da Justiça foi discutido, principalmente, o Plano de Operações da Segurança para a Copa. A  Sesed preferiu não disponibilizar o plano à reportagem por questões de segurança. Mas, reiterou o efetivo a ser usado na época do evento e as quatros áreas de cobertura. Sobre a implementação dos recursos viabilizados pelo “Brasil Mais Seguro”, o secretário preferiu não se pronunciar.

“O plano tático discute a implicação dos recursos e divisão de pessoal”, diz Eliéser Girão. Em questão de pessoal, a segurança receberá um adicional da Força Nacional com 110 bombeiros, mais 250 policiais, entre militares e civis, 5 médicos legistas e 10 peritos, estes para trabalho no Itep. Somados ao efetivo potiguar, totalizam 2.200 policiais militares, 289 bombeiros, e cerca de 300 do Itep.

#SAIBAMAIS#Apesar do reforço para a Copa, Eliéser relata que uma das principais dificuldades nas corporações se relaciona com o efetivo. Como entrave, ele alega  o problema da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF] e o limite prudencial, para convocar policiais ou realizar concurso público.  Mesmo afirmando que seriam necessários mais profissionais para as policias militares e civis, e para os bombeiros, o secretário disse que não sabia quantificar a necessidade.

No entanto, o comandante geral da Polícia Militar, Francisco Araújo, em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE em setembro de 2011, disse que precisaria de, pelo menos, mais 3.000 novos policiais na entidade. Na mesma reportagem, o secretário adjunto da Sesed, delegado Ricardo Sérgio Costa Oliveira, que na época estava à frente da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), informou que seria preciso de pelo menos mais 742 pessoas no efetivo.

O Corpo de Bombeiros conta com a efetivação de um concurso para incremento de profissionais. Seriam mais 100 praças e 20 oficiais. “A qualquer momento pode sair a resolução”, disse coronel Dantas, comandante geral do Corpo de Bombeiros. Existe a previsão de um acréscimo de 15 viaturas, entre pick-ups, autobomba tanques, e carros de combate químico.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas