Política
Carlos convida Wilma para ser candidata a vice
Publicado: 00:00:00 - 22/06/2012 Atualizado: 23:22:18 - 21/06/2012
O ex-prefeito Carlos Eduardo, pré-candidato pelo PDT, oficializou ontem o convite para a ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, ser candidata a vice-prefeita na chapa dele. A ex-governadora anunciará publicamente hoje a decisão, mas a tendência é que ela aceite o convite e integre a coligação como vice. Assessores próximos aos dois políticos afirmaram que a Wilma de Faria foi “muito receptiva” e deve, hoje, confirmar a opção de disputar o pleito na chapa majoritária na aliança com o ex-prefeito.

Na véspera de anunciar o destino político para o pleito 2012, Wilma de Faria se reuniu com os vereadores do PSB, mas a eles também não adiantou a decisão. No final da tarde de ontem, Carlos Eduardo foi à residência dela. Na ocasião, fez o convite oficialmente.  Para a noite de ontem ainda estava prevista uma conversa da ex-governadora com o ex-governador Iberê Ferreira e com a deputada federal Sandra Rosado. Os dois são do PSB. Nessas reuniões, Wilma de Faria deverá comunicá-los sobre a decisão antes do anúncio oficial, provavelmente na manhã de hoje.

“A experiência dela é muito importante para nossa campanha e para uma administração que vai se dedicar à recuperação da cidade”, afirmou Carlos Eduardo, ontem, ao confirmar que fez o convite. Ele disse que tomou conhecimento que integrantes do PSB e dos demais partidos que formam a coligação são favoráveis à presença da ex-governadora na chapa majoritária. “Os partidos demonstraram isso. Ela tem um contribuição muito importante para nosso município. Pode colaborar. É com isso que pretendemos contar”, afirmou Carlos Eduardo.

A alternativa de ser candidata a vice-prefeita surge para Wilma de Faria como uma forma de continuar no cenário político, já visando o pleito de 2014, quando deverá ser candidata a deputada federal.

Wilma de Faria foi eleita pela primeira vez em 1986 para o mandato de deputada constituinte. Em 1988, venceu a eleição para a Prefeitura. Em 1992, voltou a disputar a Prefeitura e venceu novamente. Foi reeleita. Em abril de 2002, renuncia à Prefeitura para disputar o governo do estado, sendo eleita com 820.541 votos. Em 2006, foi reeleita governadora.

Convenções iniciam neste sábado

Amanhã começarão as homologações dos candidatos a prefeito da cidade de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo terá o nome para a disputa confirmado oficialmente na convenção do PDT, que acontecerá nesse sábado no ginásio da Cidade da Esperança. Já o deputado estadual Fernando Mineiro será homologado no próximo domingo, na convenção do Partido dos Trabalhadores que será realizada na Assembleia Legislativa. Esses dois pré-candidatos também vão confirmar as escolhas de vice hoje. O de Carlos Eduardo virá do PSB, com grande chance de ser a ex-governadora Wilma de Faria. O PT irá com uma chapa “puro-sangue” e deverá indicar o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Carlos Alberto Medeiros.

Amanhã, além do PDT, o PSB, presidido pela ex-governadora Wilma de Faria, e o PSD, do vice-governador Robinson Faria, também farão as convenções. Ambos apoiarão a candidatura de Carlos Eduardo.

Os demais pré-candidatos deixaram para o último dia previsto por lei, o outro sábado (30 de junho), para promoverem as convenções. A prefeita Micarla de Sousa (PV), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) estarão sendo homologados no próximo final de semana e ainda não fizeram a escolha de vice.

No caso do PV, que terá como candidata a prefeita Micarla de Sousa, o convite para vice foi feito ao ex-secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Sérgio Pinheiro (PTN). Ele ainda não respondeu a prefeita, mas em entrevista a imprensa ponderou que a gestora havia definido pela candidatura “muito tarde”.

Micarla de Sousa adia anúncio

A prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) adiou o anúncio da candidatura à reeleição. Previsto para ocorrer na manhã desta sexta-feira, a entrevista coletiva da gestora foi marcada para a próxima segunda-feira, às 10h, na sede do Partido Verde.

O presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, explicou que o adiamento foi motivado porque a prefeita irá dedicar hoje o dia a participar da audiência pública sobre a Copa do Mundo, evento que ocorrerá no CEMURE, em Cidade da Esperança. Fernandes confirmou que a definição da prefeita é para ser candidata a reeleição.

“A prefeita chegou ontem (quarta-feira) do Rio de Janeiro. Ela também vai aproveitar esses dias para fechar algumas alianças”, disse o presidente de honra do PV. Ele confirmou que o apoio do PP já está fechado e as negociações estão ocorrendo para atrair o apoio do PSC, que tem como líder o vereador Osório Jácome, o PMN, do deputado Antonio Jácome, e ainda o PCB.

Vice indefinido

O ex-secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura Sérgio Pinheiro (PTN) afirmou que ainda não respondeu ao convite para ser vice da prefeita Micarla de Sousa. Segundo ele, a prioridade, no momento, é fechar a aliança proporcional que será integrada pelo PTN, PRTB, PT do B, PRT, PSDC e PTC. “Vamos

unir esses partidos pequenos, acreditamos que poderemos fazer três ou quatro vereadores”, disse Sérgio Pinheiro.

O plano do PTN era lançar Pinheiro como candidato a prefeito de Natal. O ex-secretário da Prefeitura de Natal é ponderado ao falar sobre o convite da prefeita Micarla de Sousa. “Nós (ele e Micarla de Sousa) ainda teremos uma última conversa”, completou.

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte