sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Carmin encena os ‘perrengues’ da vida dos artistas

- Publicidade -
O grupo Carmin, conhecido pelo seu teatro auto-ficcional, resolveu levar os perrengues típicos da classe artística para os palcos – e rir um pouco disso. O resultado é “Manual de Sobrevivência do Artista Brasileiro”, uma comédia musical que será lançada nesta quinta-feira, às 20h, no canal do grupo no Youtube. A peça escrita e dirigida por Matteus Cardoso, que também atua, ao lado de Robson Medeiros, expõe de forma bem humorada as dificuldades de quem trabalha com arte no Brasil. A atriz Rebeca Carozza participa como voz incidental. A produção é do Grupo Carmin junto com a Casa da Praia  Filmes. 
O espetáculo conta a história de dois atores de teatro, Robson e Matteus e suas descobertas
O espetáculo conta a história de dois atores de teatro, Robson e Matteus, que ao desmontar sua peça em um dia normal de trabalho encontram um livro peculiar: “O Manual de Sobrevivência do Artista Brasileiro”. Ao começarem a ler e se envolver com os temas propostos pelo tal manual, os atores são levados por uma jornada hilária, fantástica e absurda, que os fará questionar suas motivações, rever seus conceitos e a relação com seu trabalho.
“O Manual de Sobrevivência do Artista Brasileiro foi uma forma que encontrei de homenagear minha profissão e, ao mesmo tempo, também de reclamar de tudo o que eu queria que fosse diferente”, afirmou Matteus Cardoso, idealizador do projeto. Sobre o formato escolhido, o ator e diretor ressaltou ser apaixonado por comédia. “Acredito que com a leveza do gênero podemos entreter, envolver, mas também levar o público a sentir com a gente o que é ser um artista da cena hoje”, explicou. 
A nova peça dá continuidade à pesquisa do Grupo Carmin em teatro auto-ficcional. Neste projeto, o grupo continua a utilizar tanto as personas quanto as experiências dos atores como fonte e inspiração para a construção de narrativas e reflexões. Desta vez o tema da peça são as motivações que levam os artistas de teatro a dedicarem-se à arte, e também as dificuldades encontradas nessa jornada profissional. 
O grupo Carmin foi fundado em 2007 com a peça “Pobres de Marré”, que retrata o encontro de duas mulheres em situação de rua. Foi resultado de mais de seis meses de pesquisa nas ruas e postos de saúde da cidade de Natal. 
Desde então o Carmin já desenvolveu diversos projetos e destaca também  as peças “Jacy”, “Por que Paris?,” e o premiado “A Invenção do Nordeste”. Desde 2019 está no processo de montagem de seu quinto espetáculo, “Gente de Classe”, adiado pela pandemia. O grupo  segue aprofundando sua pesquisa continuada em teatro documentário, em auto-ficção coletiva, e na dramaturgia audiovisual. 
Serviço:
Estreia de “Manual de Sobrevivência do Artista Brasileiro”, do grupo Carmin. Quinta, às 20h, no Youtube. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas