Carnaval 2020 dá o pontapé com Pabllo Vittar, Tatau, e Netinho

Publicação: 2020-01-03 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter do Viver

Passadas as festas de fim de ano, os produtores de eventos de carnaval começam a se movimentar. Nesse início de ano, vários blocos e prévias já estão confirmados. Há novidades neste ano, como dois blocos LGBTQ+, o Bloquíssimo, que já estreia trazendo como atração Pabllo Vittar, e o Segue o Baile, com Mateus Carrilho (ex Banda Uó). Além das estreias, teremos o retorno de uma das manifestações de rua mais instigantes de Natal, a Bandagália, que retomas as atividades depois de 30 anos de pausa. Oficialmente o Carnaval de Natal só começa no dia 20 de fevereiro (quinta-feira), mas vale a pena já ir se preparando porque vem muito coisa por ai.

Créditos: DivulgaçãoPabllo Vittar é a atração confirmada na estreia da prévia Bloquíssimo, que desfila em Lagoa NovaPabllo Vittar é a atração confirmada na estreia da prévia Bloquíssimo, que desfila em Lagoa Nova
Pabllo Vittar é a atração confirmada na estreia da prévia Bloquíssimo, que desfila em Lagoa Nova

Sem dúvida uma das grandes novidades deste ano é o Bloquíssimo e o Segue o Baile, dois eventos de prévia que estreiam com atrações de peso e numa ação conjunta. A saída será no dia 1º de fevereiro, com concentração no Casanova Ecobar (Candelária) e percurso até o Arena das Dunas, onde ocorrerão os shows de Pabllo Vittar, Kaya Conky, Omulu e Luisa e os Alquimistas, por parte do Bloquíssimo, e Mateus Carrilho, Robson Paiva e Orquestra Greiosa, pelo Segue o Baile. Independente do bloco que se comprar o ingresso, o público terá acesso a todos os shows [a diferença é que o Segue o Baile tem o open gela incluso].  E detalhe, outros artistas devem ser anunciados na programação ao longo do mês. Os ingressos estarão à venda em breve. O patrocínio é da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão, com incentivo da Unimed Natal, para o Bloquíssimo, e com incentivo do Arena das Dunas, para o Segue o Baile.
Créditos: DivulgaçãoMateus Carrilho (ex-Banda Uó) está no Segue o BaileMateus Carrilho (ex-Banda Uó) está no Segue o Baile

Mateus Carrilho (ex-Banda Uó) está no "Segue o Baile"

Rafhael Carvalho, da produtora Maquinara, é o idealizador e diretor do Bloquíssimo. “O bloco surgiu de uma necessidade de ser algo inclusivo, voltado para o público LGBTQ+. Nesses anos difíceis, resolvemos colocar o bloco na rua. Um bloco onde as pessoas se sintam aceitas e à vontade”, diz o produtor. Ele explica que o percurso dos blocos será puxado por uma banda composta só por mulheres musicistas da cidade, a Bandíssima, formada especialmente para o carnaval. No repertório, de tudo um pouco: axé, brega funk, reggae e pop. “Todas as atrações estão envolvidas na proposta do bloco, abraçam a causa”.


Nos anos 80 a maior expressão carnavalesca de Natal chamava-se Bandagália. Embora tenha feito fama pelas saídas no reveillon, o bloco também se notabilizou por ter segurado a onda do carnaval naquela década, inclusive instigando o surgimento de outras bandas. A última saída foi em 1989, quando um assalto dentro do bloco quebrou o clima dos foliões. Pois 30 anos depois, os gauleses (como eram conhecidos o grupo de amigos que organizavam a Bandagália) se reuniram num bar para relembrar velhas histórias. O papo acabou provocando a publicação de um livro, marcado para ser lançado no dia 6 de fevereiro, e uma nova saída da Banda, também em fevereiro, no dia 15, com percurso sem cordas (como sempre foi) ainda a ser definido.

“A idéia inicial era somente o lançamento do livro contando a história da Bandagália,  mas a coisa contagiou e resolvemos atendendo a reivindicação da maioria: botar a Bandagália nas ruas”, conta Eugênio Cunha, um dos gauleses. A turma já vem de uma festa em dezembro, em pleno Rio Potengi (numa parceria com a Potengi Tours), com banda à bordo e muita animação. E já há conversa para uma nova festa em janeiro, no bar 294, estabelecimento que pretende promover uma homenagem aos gauleses. “Por tudo que vi e senti até agora, a Bandagália está muito viva”.

Carnaval e Inclusão

O Carnaval de Natal vai ganhar em 2020 um bloco inclusivo para pessoas portadoras de deficiências. A proposta é proporcionar diversão e interações lúdicas pertinentes ao reinado de Momo, tudo com segurança e profissionais específicos para cuidar desses foliões, suas famílias e amigos. O nome do bloco é Folia Especial, que em sua estreia conta com patrocínio da Prefeitura do Natal, através do aporte financeiro do Instituto de Radiologia de Natal. A saída está marcada para o domingo de carnaval, dia 23, pelas ruas do bairro de Petrópolis.

Beatles

Quem também já está confirmado no Carnaval deste ano é o bloco Submarino Amarelo. Idealizador do projeto, Marcos Sá anuncia que o bloco deve sair no sábado de Carnaval, pelas ruas de Petrópolis, sem cordas e puxado por uma banda de talentosos músicos fazendo versões dos Beatles em ritmos carnavalescos diversos. Mas até o grande dia, estão previstos três ensaios abertos, sempre as quintas-feiras, a partir do dia 30 de janeiro, em frente ao sebo Letra&Música (Petrópolis).

Araketu e Netinho

Em fevereiro outro bloco de prévia que promete arrastar foliões pelas ruas de Petrópolis é o “Me Leva pra dar Bikoka”, que estreia este ano no Carnaval de Natal. O bloco terá como grandes atrações o cantor Netinho e a banda Araketu, lembrando muitos sambas-reggae e a cultura afro-brasileira dos grandes carnavais dos anos 80 e 90. O bloco desfila dia 9 de fevereiro, mas o lançamento será neste sábado (4), no Dom Vinícius Praia, em Pirangi, com participação especial do cantor baiano Netinho, Verdadeira Chama, Zé Neto & Diego e Pedro Lucas animando a galera, a partir das 16h. Os ingressos já estão à venda.

Tatau: “Nem se acaba”

Como o sucesso de sua primeira edição, o bloco de pré-carnaval “Nem se acaba, nem fica pouco" vai para 2020 com ânimo dobrado. Mais uma vez o cantor Tatau, ex-vocalista do Araketu, estará no comando da festa – que contará com palco de 360 graus. A data da festa é dia 15 de fevereiro, e o percurso com banda de frevo sai da Praça das Flores em Petrópolis.. Os ingressos já estão à venda.

Créditos: DivulgaçãoTatau puxará o Nem se Acaba nem fica poucoTatau puxará o Nem se Acaba nem fica pouco
Tatau puxará o "Nem se Acaba nem fica pouco"

Para a criançada

Quem também já iniciou a venda de ingressos foi o bloquinho infantil de prévia “Me leva mamãe”. A folia vai acontecer no dia 09 de fevereiro (domingo), com concentração às 14h, em frente ao América Futebol Clube. Para curtir a festa as crianças deverão comparecer fantasiadas e os responsáveis receberão uma camisa do bloco. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e Unimed Natal.








Deixe seu comentário!

Comentários