Carnaval 2020 terá Iza no baile de máscaras do Polo Atheneu

Publicação: 2020-01-14 00:00:00
A cantora Iza será a responsável pela abertura do Carnaval de Natal neste ano. A Prefeitura do Natal ainda não fez o anúncio oficial da programação da folia, mas dentre as primeiras definições está o nome da cantora carioca para o show do Baile do largo do Atheneu, na quinta-feira, dia 20 de fevereiro. A festa também manterá o formato de polos carnavalescos em Petrópolis, Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Redinha, Nazaré e Ponta Negra.

Créditos: DivulgaçãoIZA tem um som dançante que flerta com o pop, o R&B e influências do sambaIZA tem um som dançante que flerta com o pop, o R&B e influências do samba
IZA tem um som dançante que flerta com o pop, o R&B e influências do samba

A Prefeitura também abriu as inscrições para as seleções públicas voltadas para blocos e troças, atrações musicais e revelações, bandas de frevo, escolas de samba, tribos de índios e reinado de Momo. As inscrições começaram já nesta segunda (13), com o edital disponível para leitura no site da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). O próximo passo são as avaliações jurídica e artística, recursos e, em seguida, a publicação dos escolhidos.

A chamada pública da Prefeitura irá contemplar 46 atrações musicais (sendo 6 revelações) para serem distribuídas pelos polos. O edital para Bandas de Frevo vai credenciar, selecionar e apoiar financeiramente para a realização de apresentações musicais a serem executadas no acompanhamento das Agremiações Carnavalescas (Blocos e Troças) do Carnaval Multicultural de Natal nas seguintes categorias: Bandas de Frevo com 6 integrantes, bandas de Frevo com 13 integrantes, Bandas de Frevo com 26 integrantes, Bandas de Frevo com 40 integrantes e Bandas de Frevo com 52 integrantes. No total, a Prefeitura do Natal irá contratar para o Carnaval 49 bandas de frevo para os diversos pontos de folia da cidade. Na Categoria de Blocos e Troças, os proponentes irão concorrerão nas seguintes categorias: Blocos e Troças com número até 100 (cem) integrantes; Blocos e Troças até 500 (quinhentos) e Blocos e Troças com número acima de 500 (quinhentos) integrantes.

Estreia na folia
Revelação do pop nacional, Isabela Lima, a Iza, de 27 anos, canta desde a infância mas estourou mesmo só em 2017 com seus vídeos no Youtube. Exemplo na época foi o hit “Pesadão”, gravado em parceria com Marcelo Falcão, vocalista do Rappa. Um ano depois veio o primeiro álbum, “Dona de Mim”. O disco chegou em abril de 2019, impulsionado por seus primeiros hits. Pesadão, que foi platina tripla, com mais de 200 milhões de visualizações do clipe no YouTube, e Ginga, com o rapper Rincon Sapiência, além da faixa título “Dona de Mim”, e a festiva “Brisa”. As músicas da artista giram em torno do pop e o R&B, e em muitos momentos tratam de temas relacionados à representatividade da mulher negra. Apesar de flertar com o R&B, sua música absorve referências do axé ao samba.

O show do Carnaval de Natal será a primeira apresentação de Iza na capital potiguar, mas sua relação com a cidade é mais antiga. Ela morou em Natal dos 6 aos 12 anos, na companhia de seu pai militar e sua mãe professora.

Prévias e blocos já tem datas confirmadas
Oficialmente o Carnaval de Natal só começa no dia 20 de fevereiro, mas vale a pena já ir se preparando porque vem muita coisa por ai. Além das atrações organizadas pela prefeitura, os blocos carnavalescos que recebem patrocínio via Lei Djalma Maranhão já começaram a confirmar suas datas.

No dia 1º de fevereiro desfilam o “Bloquíssimo” e “Segue o Baile”. O primeiro tem Pabllo Vittar, Kaya Conky, Omulu e Luisa e os Alquimistas. Já o “Segue o Baile” terá Mateus Carrilho, Robson Paiva e Orquestra Greiosa. Será uma ação conjunta saindo do Casanova, em Candelária, até a Arena das Dunas.

Dia 15 de fevereiro a Bandagália retoma sua folia após 30 anos fde pausa, em um percurso ainda a ser definido. No mesmo dia, Tatau, ex-vocalista do Araketu, puxa o bloco “Nem se acaba, nem fica pouco", com saída da Praça das Flores.

Para as crianças, o bloco infantil “Me leva mamãe" sai dia 9 de fevereiro, com concentração às 14h em frente à sede social do América.

E o “Folia Especial”, bloco inclusivo para pessoas portadoras de deficiência, sai no dia 23 de fevereiro pelas ruas de Petrópolis. Quem também vai desfilar pelo bairro da zona leste de Natal é o Submarino Amarelo, com versões de músicas dos Beatles em ritmo carnavalesco.