sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Carnaval como propulsor da economia

- Publicidade -

Carlos Eduardo
Prefeito de Natal

Na última quarta-feira, a FecomércioRN divulgou pesquisa mensurando não apenas o grau de satisfação do público em relação ao carnaval 2017, mas principalmente os reflexos da festa para a economia da cidade. Os dados corroboraram a expectativa da Prefeitura e atestaram o acerto de nossa tomada de posição em favor da realização do evento.

Se para 57,6% dos entrevistados este foi o melhor carnaval dos últimos anos, a Prefeitura contabilizou também como o melhor em participação da inciativa privada, que acreditou na festa como um seguro retorno, patrocinando principalmente os shows musicais, todos gratuitos e elogiados por 82,7% dos foliões.

Diz o estudo que o gasto médio diário do turista chegou a R$ 213,20. Somados aos gastos dos potiguares presentes na festa, resultaram numa receita superior a R$ 40 milhões, movimentando diversos setores que antes deixavam de lucrar no carnaval. Este gasto médio incrementou em 48,6% o setor de hospedagem, em 18,5% o de alimentação, em 6,19% o de transporte, em 17,3% o de diversão e em 9.5% o de compras no comércio. Dados significativos diante do atual quadro econômico do país.

O carnaval levou 452.670 pessoas aos seis pólos montados pela Prefeitura, da quinta-feira, quando há a abertura oficial do evento com o Baile de Máscaras do Atheneu, até a quarta-feira de cinzas, superando o ano passado que trouxe um público de 392.150 pessoas. Desse contingente, 73,4% pretendem retornar para o carnaval 2018 e 95,3% recomendariam o nosso carnaval a amigos e parentes. Desse público total que compareceu aos eventos, cerca de 82 mil eram turistas de outras Estados ou países que elogiaram a hospitalidade do nosso povo, a qualidade da hospedagem, os serviços de bares e restaurantes, a diversidade da diversão cultural, a organização das atrações carnavalescas, o atendimento nos polos multiculturais e as belezas naturais de nossas praias e lagoas.

Consolidado definitivamente no espírito e na alma de nossos cidadãos e dos visitantes, nosso carnaval de rua se provou mais que uma alavanca econômica. Foi também poderosa ferramenta para levantar a autoestima da nossa gente, foi um agregador de forças ao reunir mais  empresários como patrocinadores no caminho para tornar nossa festa autossustentável, foi um balizador de nossa política cultural em termos de eventos populares, foi exemplo de alegria e segurança para centenas de famílias, que foram às ruas com toda tranquilidade e, principalmente, foi um farol a projetar mais longe a imagem de Natal.

Apostamos na retomada do carnaval desde 2014, por ser a maior manifestação cultural do povo brasileiro, acreditando numa festa aberta, onde as pessoas da cidade podem se confraternizar, e agora em 2017 podemos dizer com toda a segurança que o carnaval de Natal, que há décadas desaparecera das ruas da cidade, voltou. E voltou para nunca mais ir embora.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas