Carnaval de Natal segue eclético, de Magal a Titãs

Publicação: 2019-02-07 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Prefeitura de Natal lançou na manhã de ontem (6) a programação oficial do Carnaval de Natal. Dentre as atrações confirmadas estão Quinteto Violado, Titãs, Paralamas do Sucesso, Casuarina, Roberta Sá, Margareth Menezes, Monobloco, Sidney Magal, Alexandre Pires, Ricardo Chaves e Carlinhos Brown, que novamente fará o show de abertura do carnaval, dia 28 de fevereiro, no tradicional Baile de Máscaras do Atheneu. A programação, toda gratuita, vai até o dia 5 de março e contempla seis pólos festivos da cidade: Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Ribeira, Cidade Alta e Nazaré, na Zona Oeste.

Carlinhos Brown abre a festa
Carlinhos Brown abre a festa

Esse é o primeiro carnaval da gestão de Álvaro Dias (MDB), prefeito de Natal desde abril do ano passado. Ele informou que o orçamento da festa em 2019 é de R$ 5 milhões. “Estamos com parcerias com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil organizada para nos ajudar a arcar com esses custos”, disse o prefeito. “Temos consciência da importância do carnaval. Vamos continuar investindo. O chamamento desses artistas que anunciamos é bom para o turismo e, segundo pesquisas de opinião, satisfaz a população. Por tudo que gera, o carnaval já mostrou ser necessário para a cidade”.

Secretário de Cultura do Município, Dácio Galvão acredita que a programação contempla os diversos públicos da cidade e turistas. “Uma das marcas dessa programação é a heterogeneidade de ritmos e estéticas. Temos o Titãs no pólo Ponta Negra, Capilé na Zona Oeste, artistas revelações e alguns dos nossos grandes talentos, como Orquestra Greiosa e Yrhan Barreto, na Redinha, onde também se apresentam Cavaleiros do Forró e Grafith, que são bandas notadamente de massa”, comenta.

Prefeito Álvaro Dias e secretário Dácio Galvão detalham programação do carnaval 2019
Prefeito Álvaro Dias e secretário Dácio Galvão detalham programação do carnaval 2019

De novidade na estrutura, Dácio aponta o palco na Região Oeste, no bairro de Nazaré. “Era uma demanda antiga e chegou as condições de a gente atender e atender de forma bem consistente. Vamos fazer três dias de festa lá. Isso consolida as quatro regiões administrativas da cidade”, afirma.
Da programação da prefeitura deverão passar pelos palcos mais de 300 artistas locais, todos selecionados por meio de seleção pública. Além destes, 37 bandas de frevo foram contratadas para puxar bloquinhos de rua nos diversos pontos da cidade, gerando cachês por apresentação para cerca de 1500 instrumentistas. Também por meio de edital, foram definido investimentos nas Escolas de Samba e nas Tribos de Índio.

Estrutura
Durante a apresentação da programação do carnaval, também foi ressaltado a parceria entre as diversas secretarias do município para garantir a logística e estrutura da festa. Essa áreas de atuação requerem investimentos que vão da contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, estruturas de gradeamento, até contratos de sonorização, iluminação, palcos e camarins. De bainheiros químicos estarão disponíveis para os foliões cerca de 226. De ambulâncias,12. E para garantir a segurança da festa, aproximadamente 2 mil pessoas estarão nas ruas.

Sem área vip
Dácio Galvão garantiu que neste carnaval não haverá fechamento de ruas e calçadas para eventos particulares, os chamados camarotes e áreas vip. “Os Ministérios Público da Cidadania e da Cultura, do Consumidor e do Meio Ambiente nos auxiliou bastante nessa mediação. Fizemos três audiências públicas com proprietários de bares e restaurante, principalmente dos pólos Petrópolis e Ponta Negra, e fechamos um belo acordo, civilizado, onde ficou terminantemente consolidada as regras que regem o urbanismo da cidade. Não teremos cadeiras, nem mesas, nem áreas vips. O espaço público vai estar aberto. Quem infligir irá responder”, informa o secretário.

Investimento no São João
O prefeito Álvaro Dias tem apostado em eventos comemorativos para movimentar o turismo e a economia da cidade. Foi assim com o Natal em Natal, está sendo assim com o Carnaval e será da mesma forma com o São João, evento que o novo gestor propõe incrementar de forma significativa para que também gere retorno econômico. Durante o lançamento da programação do Carnaval, o prefeito aproveitou pra já adiantar que Natal pode esperar uma grande festa de São João. “Vamos implantar mais um grande evento no calendário da cidade. Faremos um dos maiores São João do Nordeste”, anunciou.

Confira a programação nos pólos:

Polo Petrópolis
O Carnaval em Natal começa oficialmente na quinta-feira (28), com o tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu ao som de Nara Costa (20h) e Carlinhos Brown (22h). Na sexta-feira (1º) tem Xaranga do Riso (17h30), o 3º Concurso Dozinho de Marchinhas Carnavalescas (19h30) e Orquestra do Maestro Papão (21h). E para fechar a noite, show com Quinteto Violado (22h).

No sábado (2) a folia segue com Arquivo Vivo (20h) e Casuarina (22h). No domingo (3) tem Jaina Elne (20h) e Roberta Sá (22h). A folia não para e na segunda (4) é a vez de Rodolfo Amaral (20h) e Antônio Nóbrega (22h). E na terça (5) a a Banda do Submarino Amarelo (20h) e Monobloco (22h).

Roberta Sá volta a Petrópolis
Roberta Sá volta a Petrópolis

Polo Ponta Negra
A folia começa na sexta-feira (1º) com Leão Neto (20h) e Paralamas do Sucesso (22h). No sábado (2) tem Luizinho Nobre (20h) e o mais pedido pelo público Ricardo Chaves (22h). No domingo (3) é a vez de Dusouto (20h) e Titãs (22h). Na segunda (4) tem o suinge da Banda Dubê (20h) e Alexandre Pires (22h). Na terça (5) se apresentam Pedro Lucas (20h) e Margareth Menezes (22h).

Polo Centro Histórico
Tradicional reduto da boemia, cultura e história de Natal, o Centro Histórico reúne atrações variadas de artistas potiguares e nacionais. A folia começa já na sexta-feira (1º) com Quarteto Linha (20h); no sábado (2) tem Ana Tomaz (20h); no domingo (3), Laryssa Costa abre o tradicional Desfile das Kengas às 16h, e a partir das 21h tem o show de Sidney Magal, inédito no Carnaval de Natal. Na segunda (4) tem a potência de Leão de Judá a partir das 20h e na terça Skarimbó, também às 20h.

Polo Zona Oeste
Novidade na edição do Carnaval em Natal, o Polo Zona Oeste refirma sua força carnavalesca. A folia começa no sábado (2) com Frevo do Xico (16h) e Circuito Musical no pranchão (17h30).  Na sequência Don Cardoso e Seus Metais às 19h e Cavaleiros do Forró às 21h30.  No domingo (3) é a vez de Nana Neném (19h) e Capilé (21h30). E na segunda-feira tem Luizinho Nobre às 19h.

Polo Redinha (Buiú)
A folia na Zona Norte é tradição em dois palcos. No palco do Largo do Buiú, a sexta-feira (1º) vem de Wagner Buchexa a partir das 21h e Priscila Braw às 22h. No sábado (2) é a vez de Alphorria (22h) e Cavaleiros do Forró (00h). No domingo (3) tem Carol Sant’Anna (21h) e Grafith (23h). Na segunda-feira (4) é a vez de Kanelinha (21h) e Iggor Dantas (22h). E na terça-feira (5), tem Dani Cruz (21h), Orquestra Greiosa (23h) e Sueldo Soares (0h30).

Polo Redinha (Cruzeiro)
A folia começa também na sexta-feira (1º) com Josy Ribeiro às 20h e Dodora Cardoso às 22h. No sábado (2) tem Litto Lins a partir das 21h e  Família Pádua às 22h. No domingo (3) é a vez do talento de Gabriel Ciríaco às 21h e Yrahn Barreto às 22h. Na segunda (4) tem Canguleiros às 21h e a Banda Velhos Carnavais, às 22h. E na terça (5) tem Batukedô às 21h com Ivando Monte às 22h.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários