quinta-feira, 25 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Carnaval em Natal, das ruas para o ambiente virtual

- Publicidade -
Em decorrência da pandemia da Covid-19, como forma de evitar as aglomerações, os festejos presenciais de Carnaval estão proibidos pelas autoridades de saúde em todo o País. Como alternativa à medida, o Carnaval de Natal, evento que se tornou destaque no cenário regional e que estava em ascensão, sai das ruas para o ambiente online. Através da Funcarte, uma série de shows virtuais deverão, segundo a prefeitura da capital potiguar, ‘levar alegria, cultura e entretenimento para a população em seus lares, além tentar minimizar o impacto econômico do cancelamento da festa’. A programação tem início na quinta-feira (11) e se estende até a terça (16) com exibição no canal da Prefeitura no YouTube.
Uma série de shows virtuais vão levar alegria e entretenimento para a população em seus lares. Todos os estilos foram contemplados na edição online do Carnaval 2021
Além dos shows, as atrações culturais como palco das marchinhas, Desfile das Kengas, rodas de samba e shows das baterias das escolas de samba também terão transmissão online. Todas as atrações serão potiguares e as gravações foram feitas no período de 06 a 09 de fevereiro,  com total segurança em um espaço adaptado com palco e toda a estética carnavalesca.
Todos os estilos foram contemplados na edição online do Carnaval de Natal. Segundo o secretário Dácio Galvão, o formato atende os critérios de prevenção contra a Covid-19, além de contemplar o segmento cultural e a economia criativa. “Trata-se de uma iniciativa pioneira no Carnaval e que contempla artistas que estiveram em edições dos formatos convencionais de anos anteriores e também mostraram engajamento neste desafio de fazermos um Carnaval com total segurança”, explica o secretário.
Para o Prefeito Álvaro Dias, é uma forma de trazer um pouco do clima carnavalesco para a cidade que já tem uma tradição de Carnaval muito forte. “E todas as atrações serão potiguares pois este é nosso objetivo também, de minimizar o impacto da pandemia para os carnavalescos, blocos e escolas de samba, e trazer alegria para as pessoas que não poderão brincar o carnaval como desejavam”, comentou.
Valéria Oliveira, live dia 15/02
Serão exibidos no YouTube os shows de Frevo do Chico, Perfume de Gardênia, Fobica do Jubila, Camila Masiso, Isaque Galvão, Wagner Buxecha, Érica Silva, Cavaleiros do Forró, Potyguara Bardo, Nagibe, Som e Balanço, Orquestra do Papão, Samya Maia, Dodora Cardoso, Ivando Monte, Jaina Elne, Isaque Galvão, Kanelinha, Detroit, Pedro Mendes, Sueldo Soares, Dodô Pressão, Pedro Lucas, Pedro e Erick, Cida Lobo Feat Khrystal, Robson Paiva, Luiza e os Alquimistas, Valéria Oliveira, Felipe Toca, Greiosa, Rocas de Samba (Debinha Ramos, Rafael Almeida, Mestre Zorro, Luizinho Nobre, Rogerinho, Eri da Balanço e Denício Boaventura), Serginho Pimenta.
Desfile das Kengas
Sucesso há mais de três décadas e referência do Centro Histórico, o tradicional Desfile das Kengas homenageia este ano os guerreiros da área da saúde, que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Neste ano, o tema será “Yes, Nós Temos Vacina”, no domingo, dia 14, a partir das 16h, com show de Larissa Costa, Cida Lobo (17h) com participação de Khrystal, Orquestra Frevo do Papão (18h), Jarita, Shakira e DJ La Promo.
No desfile, gravado na terça-feira (9), acontece a entrega das faixas das Madrinhas 2021 (Múcia Teixeira, que é atriz e enfermeira), Potyguara Bardo (cantora) e Goretti Gomes (enfermeira e ativista). Para fechar, às 19h30, tem show de Potyguara Bardo.
Khrystal faz participação no desfile das Kengas no domingo, 14
Palco das Marchinhas
Consolidado no largo do Attheneu há cinco carnavais, o Palco das Marchinhas terá sua versão virtual. O projeto contará com os vencedores das quatro edições já realizadas no Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas (2017 a 2020), além da entrega da premiação em forma de homenagens através do 5º Prêmio Dosinho de Carnaval.
A programação acontece sexta-feira (12), no canal da Prefeitura do Natal, com a banda Perfume de Gardênia na abertura acompanhada de intérpretes convidados e vencedores de edições anteriores. Dodora Cardoso, Yrahn Barreto, Analuh Soares, Manassés Campos/Lene Macedo/Clara Menezes e Didi Avelino), Elias do Raio-X e Larissa Costa. Às 23h tem 3º Baile das Marchinhas 2021 com Dodora Cardoso, Jaina Elne e Isaque Galvão.
Exposição de figurinos
Dentro da programação do Carnaval de Natal online, haverá exposição dos figurinos das Escolas de Samba de Natal no Praia Shopping. O público poderá conferir os belos trabalhos das escolas Acadêmicos do Morro, Balanço do Morro, Imperatriz Alecrinense, Batuque Ancestral, Em Cima da Hora, Grande Rio do Norte e Império do Vale. A exposição será na quinta-feira (11), a partir das 10h, com entrada franca.
Carnaval pela Aldir Blanc
Através da Lei Aldir Blanc, vários projetos de Carnaval estarão à disposição do público também no formato online. Do Descarte à Sustentabilidade, a Origem do Fuleragem, o 1º Concurso de Fantasias do Carnaval de Natal, Bloco Galo dos Perturbados, Grêmio Carnavalesco Bloco da Greiosa, Bloco Acorda Morro Brancco Qua a Banda Chegou, Bloco Aponta e a Roda de Samba do Suvaco do Careca. Todos estes projetos estarão disponíveis nos canais dos artistas.
“Cores do Nosso Samba”
A roda “Cores do Nosso Samba” está na programação oficial do Carnaval de Natal 2021. A apresentação acontece no dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval.
No carnaval de 2020 a roda “Cores do Nosso Samba” recebeu o prêmio Dosinho como melhor show potiguar do carnaval de Natal, um importante reconhecimento para o trabalho que a cantora Valéria Oliveira e banda desenvolvem há 7 anos, e volta neste ano  em formato virtual mantendo a conexão sempre forte com o público potiguar.
Valéria ressalta a importância da música nesse período desafiador: “Nesse período de isolamento social é preciso cantar, mais que nunca é preciso, espantar a tristeza, ir além, com um samba em feitio de oração por todos os brasileiros, que é pura poesia pra gente se refazer”.
 A Live “Cores do Nosso Samba” tem direção musical de Raphael Almeida, cavaquinista do time traz ainda, em um formato compacto, os grandes Jubileu Filho no violão de 7 cordas e Kelliney Silva, Ninho Brasil e Wesley Silva (Cicinho) nas percussões. O repertório transita por subgêneros do samba como, samba de roda, partido alto, samba enredo e samba de raiz, costurados por Ijexás e por algumas composições da própria Valéria Oliveira & parceiros, bem como, por obras contemporâneas.  Obras de Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Candeia, Martinho da Vila, João Nogueira, Jorge Aragão, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, entre outras, estarão no roteiro.
Pelo projeto Cores do Nosso Samba já passaram 50 artistas convidados, cantores, músicos e compositores, incluindo nomes de outros estados do Brasil como Toninho Geraes, Dorina, Daúde, Gabriel Cavalcante, Ana Costa e, virtualmente, André Lara.  
PROGRAMAÇÃO
QUINTA (11/02)
Baile de Máscaras
20h – Frevo do Xico
21h – Camila Masiso
22h – Som e balanço
23h – Samya Maia
SEXTA (12/02)
Projeto palco das Marchinhas
20h – 1ª Mostra do Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas
Banda Perfume de Gardênia, no show de abertura e acompanhamento dos intérpretes convidados, vencedores e participantes de edições anteriores do Concurso Dosinho.
+ Dodora Cardoso ((Campeã 2017) – Beco da Lama
Vida de Brasileiro (2º Lugar 2019)
+ Yrahn Barreto (Campeão 2018) – Transforme-se
O Tampa de Furico                           (2º Lugar 2020)
+ Analuh Soares (Campeã 2019) – Não, é Não!
 – A Cor é Negra (Semifinalista 2018)
+Manassés Campos/ Lene Macedo / Clara Menezes e Didi Avelino (Vencedores de 2020) – Carnavalizar
Beija-Flor Apaixonado (Semifinalista  2020) 
+Elias do Raio X (Semifinalista 2019) – Pink and Blue
+Laryssa Costa (Semifinalista 2019 e Intérprete destaque da 3ª Edição) – Triste Ressaca
21h – 5º Prêmio Dosinho de Carnaval (Edição Homenagens) 
Orquestra de Marchinhas do Maestro Papão
Entrega das Premiações aos homenageados de 2021
Show com Ivando Monte
23h – 3º Baile das Marchinhas 2021
Dodora Cardoso
Jaina Elne
Isaque Galvão
SÁBADO (13/02)
Tradições Populares
16h – Boi de Reis do Bom Pastor
16h30 – Côco Juremado Boi
Carnaval de Natal
17h – Kanelinha
18h – Detroit
19h – Fobica do Jubila
20h – Pedro Mendes
21h – Sueldo Soares
22h – Nagibe
23h – Pedro Lucas
00h – Pedro e Erick
1h – Dodô Pressão feat Igor Caruso e MC N10
DOMINGO (14/02)
Kengas 2021
16h30 – Laryssa Costa
17h30 – Cida Lobo participação especial Khrystal
18h30 – Orquestra de Frevo do Papão
Jarita
Shakira
DJ La Promo
Desfile das Kengas 2021
Entrega das Faixas das Madrinhas 2021
Madrinha dos Artistas: Múcia Teixeira – Atriz e enfermeira
Madrinha Nacional das Kengas: Potyguara Bardo – Cantora
Madrinha Local das Kengas: Goretti Gomes – Enfermeira. Ativista LGBT, feminista lésbica e negra
20h30 – Potyguara Bardo
22h – Cavaleiro do Forró
23h – Tetê Pessoa
SEGUNDA (15/02)
Carnaval de Natal
17h – Rodolfo Amaral
18h – Luisa e os Alquimistas
19h – Felipe Toca
20h – Valéria Oliveira
21h – M Puxado
22h – Sonata
23h – Nana Neném
TERÇA (16/02)
Carnaval de Natal
17h – Du Souto
18h – Diniz K9
19h – Greiosa
20h – João Batista
21h – Wagner Buchecha
22h – Erika Silva
23h – Serginho Pimenta

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas