'Carne de Santa' estreia em maio, no canal Futura

Publicação: 2018-04-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Novas cenas potiguares serão exibidas em rede nacional: o documentário “Carne de Santa” foi selecionado e teve a veiculação confirmada pelo Canal Futura, no próximo dia 17 de maio, às 18h45. O filme dirigido por Francisco Bezerra aponta as lentes para o município de Porto do Mangue e um dos seus personagens mais marcantes, o rezador e salineiro Damião Lima. É a segunda produção de Francisco, estudante da Universidade Federal do semiárido (Ufersa), a ser destacada pelo canal de televisão.

O diretor Francisco Bezerra com o personagem Damião Lima
O diretor Francisco Bezerra com o personagem Damião Lima

O filme conta a história do senhor Damião Lima, idoso, gay, preto, rezador, salineiro, que dedicou a sua vida à pequena comunidade de Porto do Mangue, cidade situada à beira do manguezal. Damião traz na  narrativa sua infância e juventude: ficou órfão ainda adolescente, mora sozinho à beira do mangue, vive de ajudar as pessoas e de rezar nos recém-nascidos da comunidade. Um ser que carrega em suas carnes o modelo de ser humano digno e as marcas de calos nas mãos de quem se eternizou, mesmo no olhar daqueles que o invisibilizam.

O documentário foi selecionado no 9º Chamado Público de Curtas 2017 do Canal Futura, entre 550 trabalhos do Brasil inscritos. Esta é a segunda vez que um projeto de audiovisual dirigido pelo estudante Francisco Bezerra é selecionado pelo Canal Futura. Em 2015, a história de Dona Terezinha de Jesus, marisqueira de Porto do Mangue, ganhou as telas de documentário do Brasil inteiro com o filme “Mulheres da Lama”. Entre os projetos enviados de todo Brasil, apenas 30 foram vencedores.

Além do lançamento do novo filme, o estudante e cineasta tem outros motivos para comemorar:  recentemente participou do 5° Festival de Cultura Brasileira, promovido pela Associação Cultural Áustria Brasil com o documentário “Mulheres da Lama”. Francisco Bezerra atualmente é Secretário de Cultura da cidade de Porto do Mangue RN e desenvolve um trabalho destaque na área cultural.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários