quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Carona provoca crise no GSI

- Publicidade -

APresidência da República admitiu ontem que falhou na permissão da carona clandestina da professora de Educação Física Amanda Patriarca no avião presidencial que levou Dilma Rousseff para passear em Natal (RN) no carnaval. “Houve um equívoco no processo de autorização de viagem da passageira em questão, que não fazia parte da comitiva da Presidenta da República”, afirmou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em nota divulgada a pedido da própria Dilma.

O Estadão revelou ontem que Amanda Patriarca foi infiltrada de última hora nos voos de ida e volta para Natal pelo comandante do avião presidencial, coronel Geraldo Corrêa de Lyra Júnior, sem a ciência da presidenta. A presença da professora no avião abriu uma crise no GSI, órgão responsável pela segurança de Dilma Rousseff.

Sem a comprovação documental de que alguma autoridade avalizou o embarque da passageira, o Palácio do Planalto decidiu divulgar uma nota em que admite o erro, e afirma que, apesar disso, a segurança da presidenta não foi afetada. “Todos os passageiros do voo em questão foram previamente identificados e submetidos aos procedimentos usuais de segurança”, disse a nota.

Na manhã de ontem, o Planalto montou uma versão às pressas para minimizar a quebra de segurança. De acordo com assessores da Presidência, a ordem autorizando a viagem de Amanda teria sido “dada de boca”, contra a tradição do GSI, pelo chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo.

Em entrevista à rádio “Estadão ESPN”, ontem, Amanda disse que, como tinha espaço no avião, havia a possibilidade de ela viajar nesse voo, com autorização do comandante. Ela esclareceu que viajou em um compartimento separado da presidenta e de sua comitiva e não teve contato com ela. Também que, na capital do Rio Grande do Norte, não ficou no mesmo local que a presidente, tendo se hospedado em um hotel com a irmã e pago uma cama extra.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas