sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Carrasco dos aposentados

- Publicidade -

O Palácio do Planalto começou a atuar junto à Câmara dos Deputados para que a sua bancada, formada pelo consórcio de vários partidos puxado pelo PT,  derrube o projeto que beneficia os aposentados da Previdência aprovado dias atrás pelo Senado. O projeto, que recompõe vantagens salariais,  é de autoria de  um senador petista, Paulo Paim, mas que Governo não engole. O ministro da Previdência e da Fazenda já estrilaram. Lula completa o coro. Quer vê-lo “desaprovado” na Câmara.  Ontem, eu lia no blogue de Josias de Souza, da Folha:

– Os operadores políticos de Lula foram orientados a repassar ao consórcio partidário que dá suporte ao governo na Câmara uma determinação constrangedora. Em pleno ano eleitoral, o presidente encomendou a derrubada de um projeto que beneficia algo como 25 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência. Parte dos “aliados” não parece disposta a arrostar o desgaste.

– Enviado à Câmara, o aumento dos aposentados converteu-se em embaraço para os deputados governistas. A determinação de Lula é peremptória. Quer o seputalmente da proposta. Um pedido que nem todo mundo parece disposto a atender: “Se é contra, o governo deveria ter agido no Senado”, disse ao repórter um expoente do PMDB, o maior partido do consórcio. “Os senadores posam de bonzinhos e nós é que vamos ser o carrasco dos aposentados. Não dá. O presidente, se achar que deve, que arque com o desgaste de vetar a emenda do Pain, senador do partido dele.”

Igreja Presbiteriana

A 1ª Igreja Presbiteriana de Natal está completando 97 anos. Sábado e domingo, agora, estão programados cultos no templo da rua João Pessoa com a presença do reverendo Assir Pereira, presidente da IPI no Brasil.

A Igreja Presbiteriana está na reta da rua João Pessoa que se emenda com a Praça João Maria. Numa das extremas, está a Catedral velha da Igreja Católica; na outra, já na junção com a avenida Deodoro,  a Catedral Nova  de Nossa Senhora da Apresentação. No traçado urbano da Capital,  três arquiteturas diferentes e três boas referências da Cidade do Natal, acolhendo a mesma fé cristã.

Das chuvas

As chuvas de ontem foram  mais finas do que as do dia anterior, pela leitura do boletim da Emparn. Choveu em todas as regiões do Estado. As melhores chuvas foram em Florânia, 27 milímetros, Pedro Avelino, 26, Jardim de Angicos, 20, Carnaúba dos Dantas e Tenente Ananias, 15, Rui Barbosa, 11.

A chuva de Natal foi de 20 milímetros.

Orlando Caboré me liga de Caicó finalzinho da tarde de ontem informando que o tempo estava fechado por aquelas bandas.

Da Pedreira 

Na conversa com Caboré, fiquei sabendo da preocupação do pessoal com a segurança do Açude da Pedreira. É um reservatório médio, em torno de 3 milhões e 500 mil metros cúbicos dágua, que poderá levar de roldão mais de 15 outros pequenos açudes à sua jusante, todos na bacia do rio do Barbosa. Até chegar nas beiradas do Itans, é um pulo.

Acha Caboré, com o seu faro de antigo e bom repórter, que está faltando a presença da autoridade (leia-se prefeito e governo do Estado) numa ação preventiva.

A Pedreira tem que resistir. Ora, se ela resistiu a Antônio Silvino, porque não agora?

Democracia

Não há Democracia com um Congresso manietado pelas medidas provisórias”. A frase é do senador Garibaldi Filho, presidente do Senado e do Congresso. E foi dita, alto e bom som, na abertura da 11ª Marcha dos Prefeitos a Brasília. Está no discurso que Garibaldi pronunciou naquela ocaisão.

Garibaldi falou na presença de Lula, olhando nos seus olhos:

– Presidente, respeito muito Vossa Excelência, mas não abro mão da normatização do rito das medidas provisórias. Não se pode trancar a pauta do Senado e da Câmara como acontece hoje. Não há democracia com um Congresso manietado pelas medidas provisórias.”

O governo Lula vem entupindo o congresso com medidas provisórias.

Café com prefeitos

Uns 50 prefeitos do Rio Grande do Norte, de vários partidos, que participam da Marcha de Brasília, tomaram o café da manhã de ontem na residencia oficial da presidência do Senado.

Garibaldi convidou ainda os líderes de cada um deles. Lá estavam a senadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino Maia, o deputado Betinho Rosado, o deputado Felipe Maia, a deputada Fátima Bezerra, o deputado Fábio Faria e o deputado João Maia. Faltou Rogério Marinho.

Foi servida muita tapioca.

Viva Romário

Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

– Romário se aposentou dos campos, mas não das pistas. Festejou a aposentadoria, ontem, com uma amiga morena na boate Nuth, no Centro do Rio.

As cadeiras de César

O artista plástico César Revoredo estará expondo, a partir de 29, na Florense da Prudente de Morais, suas “improbable chairs”.

Sotaques natalenses

O senador Garibaldi Filho recebeu ontem para uma conversa o  deputado Rogério Marinho. Isso foi no começo da tarde. À noite, foi a vez do senador conversar com o sobrinho, o prefeito Carlos Eduardo Alves.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas