Carro semiautônomo no Brasil

Publicação: 2017-08-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Enquanto a indústria automotiva não implementa a tecnologia autônoma nos carros, aquela que usa recursos (sensores e câmeras que leem as faixas de rolamento da via e mantêm o automóvel dentro da trajetória correta, enquanto o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo modula aceleração e frenagem do veículo para acompanhar o carro que vai à frente) que permitem ao motorista tirar as mãos do volante em algumas situações, a Volvo anunciou que muito breve estará lançando ao nosso País seu carro semiautônomo.

Apesar de tudo, a Volvo anuncia a chegada ao Brasil de um utilitário esportivo semiautônomo
Apesar de tudo, a Volvo anuncia a chegada ao Brasil de um utilitário esportivo semiautônomo

Legislação brasileira   
Conforme abordamos acima, a lei em vigor em nosso País exige que o condutor do carro mantenha as duas mãos no volante do carro enquanto este estiver em movimento. O não atendimento à "letra fria da lei" implica em infração, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. 

É público e notório, no entanto, que um carro equipado com o sistema semiautônomo ligado e sendo utilizado (o motorista está com as duas mão soltas), não constitui ameaça à segurança dos demais usuários da via qualquer que seja ela.

Em outras palavras, na prática, o motorista flagrado sem as mãos no volante será autuado pelo guarda de trânsito e multado.

Será necessário, pois, que a sociedade busque junto ao Poder Legislativo a alteração da lei, a fim de que a mesma acompanhe a evolução tecnológica implementada nos veículos automotores.

A Alemanha, por exemplo, partiu na frente e autorizou o tráfego de carros autônomos de nível 3 em suas vias.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários