terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Carros-pipas abastecem 25 cidades do RN

- Publicidade -

ÁGUA - Programa de abastecimento de comunidades rurais, através de caminhões-pipa,  é coordenado pelo Exército no RNO inverno deste ano encheu barragens e açudes em todo Estado. Mesmo com tanta água, 25 municípios do interior são abastecidos diariamente por carros-pipa. O motivo é a falta de água potável para consumo humano em áreas rurais. A Operação Pipa é organizada pelo Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada que planeja, coordena e fiscaliza a busca, o transporte, e a distribuição de água potável com a utilização de carros-pipa nas regiões em situação de emergência. O volume em litros de água varia de acordo com a população de cada município, levando em consideração a quantidade de habitantes de cada localidade. O programa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional.

Quase seis meses após as chuvas, 36 municípios continuam em situação de emergência, alguns com problemas de abastecimento de água. Dados da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) informam que a maioria dos prazos de 180 dias concedidos aos municípios sob estado de emergência irá vencer entre setembro e outubro deste ano.

O Governo Federal libera material de ajuda humanitária, como por exemplo a doação de cestas básicas. O plano de trabalho de restauração das edificações danificadas e destruídas está sendo concluído por equipe de engenheiros da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. Para esses reparos, R$ 18 milhões, provenientes do Governo Federal, serão distribuídos entre os municípios. As necessidades variam. São barragens, estradas, açudes e pontes que precisam ser reconstruídos. A intenção é  normalizar os danos provocados pelas enxurradas de março e abril de 2008.

O Secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda lembra que a assistência emergencial aos municípios durante os meses críticos de chuva foi integral. Comissões  organizadas pelo governo do Estado auxiliaram os prefeitos no preenchimento da Avaliação de Danos, exigida pelo Governo Federal. A Ilha de Santana, no município de Macau, teve o abastecimento de água prejudicado pelas chuvas de abril e até hoje recebe embarcações com água potável. Leonardo Arruda afirma que a recuperação da ponte que liga a Ilha ao restante da cidade de Macau é uma prioridade assim como a regularização do abastecimento de água.

As chuvas de março e abril encheram os principais reservatórios do Rio Grande do Norte, como a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; a barragem Santa Cruz em Apodi, a de Poço Branco, que tinha secado no ano passado; e a Barragem do Umari, em Upanema, que atingiu o nível de sangria (292,8 milhões de metros cúbicos) pela primeira vez desde que foi inaugurada, em 2002.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas