"Carta a Vitória"

Publicação: 2019-08-25 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rita de C. Medeiros Homet Mir
medeiroshometmirritadecassia@gmail.com.br psicodermatologista   

"Quando desci aos infernos, Você me resgatou, Quando o mundo inteiro ficou cinza, Você pôs cor

Quando a vida não tinha sentido, Você pôs sentido nela

Quando queria dormir para sempre, Você me despertou ".    da Autora

Minha sempre querida Psiquiatra Dra. Vitória . Sei, minha querida, que você não responde às cartas. Sei, também, que é um pouquinho avessa às melosidades excessivas e eu, logo eu, que se pudesse passaria açúcar no mundo, sinto-me um tanto entre trovões e calmarias para escrever para você , decerto, naturalmente, a minha doce médica que teima, talvez por distração e por precaução, em aparentar um coração que jamais desfalece.

Nosso Bondoso e Misericordioso Deus colocou-me em seu caminho e hoje digo sempre a Ele : primeiro, o Senhor, depois Vitória . Você sabe que é verdade . Você me levantou cada vez que o abismo se abria sob os meus pés.Devolveu-me a vida quando na volta de Barcelona desci aos infernos. Aquele, talvez o momento mais triste da minha vida, quando ao ser banida da minha tribo, fui injustamente apontada por uma pessoa que eu teria dito algo excessivamente maldoso sobre um familiar, que , na época era muitíssimo querido. Caí num vazio imenso, um crepúsculo sem fim que me imobilizou e me consumiu verdadeiramente. Fiquei com 38 quilos e o que comia era expulso como se , simbolicamente, quisesse  também expulsar a vida.

Neste momento tão dramático, você foi médica e amiga. Fez como o criador da Escola de Psicossomática Psicoanalítica de Paris, Pierre Marty  em seus estudos  "Maternização" na Psicoossomática Psicoanalítica. Em sua sabedoria intuitiva, caríssima  Vitória, você distanciou-se da Psiquiatria clássica e mais impessoal e foi-se transformando na terapeuta que utiliza o método mais adequado ao paciente submetido a grandes traumas : o Processo de Maternização  , segundo a Escola do Mestre P.Marty.  Foi assim que de forma lenta, muito lentamente, fui emergindo do mundo das sombras .

Lembro-me , como se fosse hoje, que numa das consultas, disse-lhe de supetão : " Vitória, estou voltando a Barcelona ". Você ficou impávida e me olhou com  um olhar perplexo e assombrado de quem vê fantasmas. Foi um silencio enorme enquanto procurava na bolsa ( Ah, minha bolsa , são tantos os papéis,  papeizinhos, que um dia vai sair um elefante inteiro ) as passagens aéreas que me haviam enviado Montserrat e Peter ( minha outra família em Barcelona ) . Quando enfim as encontrei e lhe mostrei, você saiu do espanto e aliviadíssima , exclamou : Graças a Deus, estava apavorada pensando , tadinha, agora está delirando ! Ri da sua forma clara de expor seus pensamentos, pois certamente era uma reviravolta e tanto e, hoje rio sozinha ao lembrar o quadro : a frase espontânea minha, o tempo enorme procurando os bilhetes que para você , obviamente, não existiam, (quadro clássico do delírio ) e, por fim , o alivio ao ver que era verdade . Era como se dissesse : Ufa, que susto !

Pois é, minha querida Dra. Vitória, assino embaixo a frase de Andrew Solomon, em O Demônio do Meio Dia - Uma Anatomia da Depressão : " Embora não previna contra a depressão, o amor é que tranquiliza a mente e a protege de si mesma ". Naquele momento de DESAMPARO TOTAL tive o seu apoio, você me ouviu sem julgar, apenas ouviu o meu choro de desespero por estar só no mundo.Guardo, carinhosamente, na minha memória a sua escuta e até as suas afáveis broncas. Foi um presente dos céus !

Quando em dias sombrios o inconsciente traz à tona através de pesadelos esta sensação de ABANDONO e desperto-me aos prantos, tento embalar minha mente e coração, dizendo a mim mesma : Rita, já passou,já passou, psiu,psiu, tente dormir novamente... Obrigada, mil vezes obrigada, obrigadíssima, minha amiga,colega e médica. O que dizer mais ? Que Deus a abençoe sempre e ande tranquila pois aqui nesta terra você trouxe paz e amor a muitos corações intranquilos.

Desejo a todos um Feliz e Abençoado Domingo repleto de VITORIAS e até o próximo artigo se o Nosso Bondoso Deus Assim O Permitir!!!




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários