terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Carta ao governador

- Publicidade -

Remando pelas águas agitadas (talvez por conta da seleção da Croácia ou pela jurisprudência do desembargador de plantão) encontro uma carta do navegador Nelson Mattos Filho, o avoante da praia de Enxu Queimado, não dirigida a este cansado escrevinhador, mas endereçada ao excelentíssimo governador do Estado que anunciou ir a Enxu, onde vive o querido missivista, para inaugurar uma obra, mas que não foi, lá não pisando os pés. Enxu é uma praia linda e tranquila (os modernosos chamam de “paradisíaca”), localizada no município de Pedra Grande, onde, no final da semana passada, choveu 202 milímetros, um dilúvio.  Nelson foi, por muitos anos, colunista desta TN, escrevendo principalmente sobre os mares por onde navegou, as praias e aldeias que conheceu até se ancorar em Enxu Queimado, onde vive feliz com Lúcia.   Leiamos a sua carta, que está, também, exposta no seu blogue “Diário do Avoante”:

“Enxu Queimado, 09 de julho de 2018
Mas Governador, porque danado você não veio a Enxu Queimado, homem de Deus? Se foi pelo motivo alegado, na entrevista a um blogueiro do Mato Grande, acho que foi fraqueza de sua parte. Onde já se viu um governador se intimidar com protestos, ainda mais protestos que impedem a passagem da mais alta autoridade de um Estado em viagem oficial para cumprir compromissos? Sei não viu! Se eram baderneiros, como você falou, mandasse a polícia desobstruir a via. Se eram moradores, reclamando melhorias prometidas e nunca realizadas, fizesse valer o bom diálogo democrático e desse por resolvido a peleja, mas não pisar no lugar, dando meia volta enquanto estava a 60 quilômetros de distância, foi surreal. Será que o senhor estava de olho no regabofe da fama em São Miguel do Gostoso, para onde se dirigiu após decidir não vir aqui?

Mas tudo bem, ou tudo mal, sei lá, aquele 4 de julho era mesmo dedicado a São Tomé, o israelita, aquele que só acreditava vendo, e sendo assim: Eu não estava acreditado que o governador do Rio Grande do Norte não viria a Enxu inaugurar uma obra tão importante para a população, tão significativa em termos de ganho para a saúde a pública. Obra que esse pequeno povoado praieiro esperava há mais de 40 anos e que deve ter custado uma bagatela do orçamento do Estado. Pois é, o senhor não veio e água encanada de boa qualidade foi liberado sem o tradicional “batismo” oficial. Dizem que quem não é batizado vira pagão. Será que o senhor vai permitir eu a água encanada de Enxu Queimado, liberada em 04 de julho de 2018, siga pela história com essa mácula? Água pagã? Faça isso não governador Robinson Fariia, deixa de birra e venha cumprir a sua obrigação.

Dizem que certa vez o presidente Juscelino recebeu uma sonora vaia ao chegar a uma cerimônia oficial, mas não perdeu a pose nem sua condição de líder popular, que sabia decifrar a linguagem do povo, ao declarar: “feliz é a nação que pode vaiar seu presidente”. Bastou dizer isso para os aplausos comerem no centro. Governador, tem um ditado que diz que “triste é o poder que não pode”. Não o poder de fazer e meter os pés pelas mãos em atos escusos, mas o poder de bom fazer, de proporcionar melhorias, de caminhar de cabeça erguida em meio a população sem ser apontado por algum dedo acusador, de ter a alegria de prestar contas de seus atos e esses estarem limpos e transparentes. Pois é Governador, o presidente Juscelino Kubitschek, com maestria, mudou o rumo de um momento delicado, pois tinha absoluta certeza do poder que tinha. Não que a história do mito de Diamantina não tivesse fases obscuras, mas ele entrou para a História de cabeça erguida e desfazendo obstáculos.

Claro que o senhor lembra do episódio com o deputado Ulysses Guimarães, oposicionista e líder do MDB em plena ditadura militar, quando caminhava com o grupo de campanha pelo centro de Salvador/BA e deu de cara com uma barreira formada por soldados armados de fuzis e segurando cachorros. Sem aliviar os passos, Ulysses disparou: “Respeitem o presidente da oposição”. Sendo assim, empurrou o cano de um fuzil para o lado, abriu caminho e seguiu em frente com o grupo que o acompanhava.

Pois é, governador Robinson, fico aqui pensando na sua não vinda a Enxu Queimado com medo de enfrentar manifestantes, que nem eram tantos assim. O que terá passado por sua cabeça? Será mesmo que o senhor achava que a população dessa praia linda e maravilhosa iria rechaçar sua vinda, ainda mais sendo para dar vida a um sonho antigo? Os meninos que estavam na “barreira” têm suas mágoas, mas não são meninos maus a ponto de pretender agredir um governador. No mínimo, o senhor levaria uma sonora vaia e quem sabe uma chuva de ovos, porém, isso faz parte do enredo dos regimes democráticos. Dizem, que não ouvi, que uma de suas promessas de campanha por aqui, foi que traria água e faria o asfalto na estrada que linga Enxu a Pedra Grande, sede do município. A promessa da água está cumprida, mesmo sendo uma água pagã, mas o asfalto foi esquecido e é justamente aí que o bicho pegou, porque a estrada, que o senhor não viu porque desistir de vir, está em estado lastimável, para não dizer outra coisa.

Aliás, não viu a estrada e também não viu as belezas da região, não viu o maravilhoso parque eólico, a fábrica de torres, não viu a beira mar que precisa de ações urgentes, pois Netuno ameaça invadir com seus exércitos, não visitou uma comunidade alegre e em paz. Em paz, sim, pois neste paraíso ainda não chegou a tal violência que assombra seu governo. Não sentou na beira-mar, sobre uma jangada, para bater um papo descontraído com essa gente feliz. E o pior, não sentiu o sabor de uma suculenta posta do peixe serra, acompanhado de uma cerveja gelada. Eita que é bom demais, homi!

Venha governador Robinson Faria. Vem sem medo e inaugure a obra por seu governo construída. Se o povo tiver de cara feia, desça do carro, abra um sorriso e chame os meninos para uma conversa de pé de ouvido, que garanto que serás bem-sucedido.

Nelson Mattos Filho”

Chuva
A semana vai sendo toda de chuva e a maior de ontem, por estas bandas do Rio Grande do Norte, foi em Caicó, em cima do Itans: 42 milímetros, o dobro da média para todo o mês de julho no calendário seridoense. Em Caicó tem ainda 29 milímetros nos arredores da Emater e 20, no Batalhão. Julho, mês de Santana, padroeira de Caicó.

Outras chuvas no Seridó: São Fernando, 20 milímetros, Cruzeta, 11, São José do Seridó, 5.

No Agreste: Parazinho, 18 milímetros, Bom Jesus, 13, Taipu, 10, Ielmo Marinho e Jandaíra, 8, Barcelona, João Câmara e Serrinha, 6, Sítio Novo, 5. Região Leste: Extremoz, 28 milímetros, Maxaranguape, 24, Parnamirim, 16, Ceará Mirim, 12, Montanhas, 11, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, 10, Natal, 8. São chuvas ocorridas até as 7 horas da manhã de ontem, segundo o boletim da Emparn. Previsão de mais chuva para hoje e amanhã.

Política 
Da analista política Vera Magalhães, citada na coluna BR18, do Estadão:

-A absolvição de Lula pela Justiça Federal, em Brasília, no caso em que era acusado de agir para comprar o silêncio de Nestor Cerveró, na Lava Jato, enfraquece a tese que o PT insiste em propagar de que o ex-presidente é alvo de uma perseguição implacável do Poder Judiciário. Neste caso, a Justiça considerou que os indícios produzidos em decorrência das investigações e da delação do ex-senador Delcídio do Amaral eram insuficientes para comprovar a participação do petista na suposta trama. E ele foi absolvido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas