quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Carteiras de habilitação vão mudar

- Publicidade -

A partir da próxima semana o lay-out da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mudanças. A principal delas é a cor do pano de fundo que passará de verde para azul. Além disso, o documento terá vários itens de segurança, numa clara tentativa de evitar falsificação.

O novo modelo contém marca d’água com a imagem da bandeira brasileira e o logotipo “Denatran” – a técnica utilizada é semelhante à empregada na confecção das cédulas de real. Outro item de segurança exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é a faixa bidimensional holográfica, como a que foi incluída na cédula de R$ 20.

Mesmo com essa mudança não há motivo para correria dos motoristas em busca da nova habilitação. O coordenador de Habilitação do Detran, Clementino Monteiro de Faria, explicou que as carteiras serão modificadas a cada renovação.

“Não será uma mudança imediata de todas as carteiras. A medida que os documentos forem sendo renovados eles passarão a ganhar novo lay-out”, comentou.

No Rio Grande do Norte são 300 mil carteiras no sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação, nesse caso a validade é de 5 anos para as pessoas com até 65 anos e 3 anos de validade para aquelas maiores de 65 anos. O valor da renovação é de R$ 97.

“A mudança da carteira de habilitação será uma transição normal, sem qualquer transtorno”, observou Clemetino de Faria.

Ele chamou atenção que na próxima segunda-feira o setor de habilitação do Detran estará fechado para expediente externo. O trabalho será concentrado na mudança do sistema para alterar o layout da carteira de habilitação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas