Cookie Consent
TN Família
Cartoonito: o novo canal para crianças em fase pré-escolar
Publicado: 00:00:00 - 12/12/2021 Atualizado: 18:28:06 - 11/12/2021
O Cartoon Network lançou na última semana o Cartoonito, sua primeira marca global e multiplataforma voltada especificamente para o público em fase pré-escolar. O lançamento é baseado em uma filosofia educacional própria chamada Humancentric Learning, que valoriza a criança promovendo a criatividade, compaixão e inclusão. Com conteúdo focado nas crianças de 2 a 6 anos, o canal planeja ampliar a sua oferta com quase 50 novos títulos originais nos próximos anos.
Divulgação
A animação Thomas and Friends está na programação do Cartoonito 24 horas, e em página oficial no YouTube, site, redes sociais e conteúdo na HBO Max

A animação Thomas and Friends está na programação do Cartoonito 24 horas, e em página oficial no YouTube, site, redes sociais e conteúdo na HBO Max


O Cartoonito já nasce grande, com um canal 24 horas, página oficial no YouTube, site, redes sociais e conteúdo disponibilizado na HBO Max. De acordo com Pablo Zuccarino, vice-presidente e gerente-geral do Cartoon Network, o Cartoonito vai oferecer um amplo leque de conteúdos pré-escolares para os pequenos. “Nosso objetivo é que as crianças e suas famílias se sintam representadas com histórias divertidas, personagens adoráveis e um componente de aprendizagem social e emocional baseado em uma nova filosofia educacional própria, especialmente desenhada para a marca”, diz Pablo Zuccarino.

"É uma grande oportunidade e também uma grande responsabilidade, nós sabemos que o público dessa idade está em uma fase especial de desenvolvimento de sua vida, então eles precisam de cuidados especiais", diz Pablo Zuccarino, vice-presidente sênior e gerente geral da WarnerMedia Kids & Family América Latina, em entrevista por vídeo ao Estadão.

O filho mais novo da WarnerMedia Kids & Family chega aos telespectadores mirins trazendo os mesmos valores do Cartoon Network, o que pode tranquilizar os pais que já são familiarizados com o canal, que está há 28 anos operando no Brasil. O conteúdo do Cartoonito está alinhado com quatro pilares fundamentais: a criatividade, a curiosidade, a coragem e a empatia. Os programas apresentados pelo canal trarão um ícone de aprendizagem, que indicará quais valores da filosofia estarão presentes nos conteúdos para que os pais possam identificar facilmente que lições estão sendo transmitidas aos pequenos.

"Pela primeira vez vamos encarar os pais que cresceram com o CN, essa geração entende perfeitamente nossos valores, o que somos, a qualidade do que estamos oferecendo", reflete Zuccarino. "O mundo tem mudado para dar aos valores significados mais elevados de diversidade, ser você mesmo, expressar-se do jeito que você é, que já são valores que estão no CN e que agora estamos trazendo para a fase pré-escolar. Nós queremos que as crianças sejam as melhores versões delas mesmas", continua.

O Cartoonito pretende ser um espaço para os pequenos serem como eles são, onde possam ampliar seu potencial e desenvolver valores emocionais necessários para interagir com os outros e com o mundo, com compaixão e empatia. O canal usa uma filosofia educacional própria desenvolvida em parceria com a psicóloga educacional Laura Brown, especialista que já assessorou produção de conteúdo e mídia infantil, além de uma equipe de experts. Todo o conteúdo estará alinhado a esta filosofia e seus quatro pilares: criatividade, curiosidade, coragem e empatia. Para Zuccarino, essa é uma das principais preocupações do novo canal.

"Não é apenas uma oportunidade, mas uma grande responsabilidade. Crianças nessa idade estão aprendendo, se conectando com o mundo pela primeira vez e muito do que acontece nesses primeiros anos é uma definição muito importante para o resto de suas vidas", afirma. Os programas trarão um ícone indicando quais valores da filosofia estarão presentes nos conteúdos. No site do canal terão informações adicionais e atividades para crianças e adultos jogarem e reforçarem o aprendizado.

Além do conteúdo próprio da WarnerMedia, o Cartoonito vai contar com parcerias nos países em que estiverem atuando. No Brasil, um dos parceiros será o Mundo Bita, projeto criado pelo músico e designer Chaps Melo. A ideia da companhia é ampliar sua oferta com quase 50 novos títulos originais nos primeiros anos da marca.

O canal também vai oferecer novas séries da Warner Bros. Animation que recriam franquias da marca em versões pré-escolares como Batwheels, com foco no Batman, Bugs Bunny Builders, que traz resolução de problemas e trabalho em equipe com o humor característo de Looney Toones, além de Tom and Jerry Time, um novo programa com um componente educativo da popular dupla de gato e rato.

Produções exclusivas como Little Ellen; Lucas, the Spider e Mush Mush e os Mushamigos também terão espaço no canal, bem como títulos já conhecidos dessa faixa etária como Thomas and Friends; Pocoyo e Masha e o Urso, entre outros. "Nós vamos trabalhar muito para estar certos de que estamos entregando a experiência e o conteúdo corretos para estes novos fãs", finalizou o executivo.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte