quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Casos de câncer cresceram 20% em uma década no mundo, diz ONG

- Publicidade -

Brasília – A incidência de câncer no mundo cresceu 20% na última década, sendo registrados 12 milhões de novos casos por ano – número superior à população da cidade de São Paulo –, informou hoje (7) a organização não governamental (ONG) World Cancer Research Fund (WCRF).

Para efeitos comparativos, na última década a população global passou de cerca de 6,2 bilhões de pessoas a 6,9 bilhões (aumento de cerca de 11%), segundo estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os cálculos do WCRF, feitos a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que cerca de 2,8 milhões dos casos de câncer estão relacionados à alimentação, às atividades físicas e ao peso da população, “número que deve crescer dramaticamente ao longo dos próximos dez anos”, segundo a ONG.

O alerta é feito em antecipação à conferência da ONU, a ser realizada nos dias 19 e 20 de setembro, sobre as chamadas doenças não transmissíveis – câncer, males cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e diabetes. “As doenças não transmissíveis são uma ameaça ao mundo inteiro e, em particular, aos países em desenvolvimento”, diz comunicado da WCRF.

No caso do Brasil, os dados mais recentes levantados na pesquisa, disponibilizados pelo banco de dados Globocan, da OMS, datam de 2008 e apontam que os tipos mais comuns de câncer são, entre os homens, os de próstata (com 41,6 mil casos registrados) e pulmão (16,3 mil). Entre as mulheres, a maior incidência é de câncer de mama (42,5 mil casos) e de colo do útero (24,5 mil).

Para a WCRF, também aqui muitos casos de câncer têm relação com o estilo de vida. “Estimamos que cerca de 30% dos tipos de câncer que estudamos no Brasil estão relacionados à dieta, às atividades físicas e ao peso”, disse à BBC Brasil um porta-voz da ONG, Richard Evans. “Com relação ao câncer de intestino, um dos tipos mais ligados ao estilo de vida, estimamos que 37% dos casos brasileiros estejam relacionados a esses fatores.”

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um ritmo crescente de obesidade entre as crianças brasileiras: cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas com idade entre 5 e 9 anos são hoje obesas, quatro vezes mais do que há 20 anos.

O aumento recente da renda média do brasileiro levou à substituição dos alimentos naturais pelos industrializados e a maiores níveis de estresse e sedentarismo, que estão por trás do crescimento dos índices de obesidade na população, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil em agosto.

O movimento foi acompanhado por um aumento nas taxas de excesso de peso, que passaram de 42,7%, em 2006, para 48,1%, em 2010, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas