Casos de covid-19 cancelam amistoso

Publicação: 2020-08-06 00:00:00
A+ A-
O presidente do Força e Luz, Júnior Rocha, considerou precipitada a decisão da diretoria do América em cancelar a realização da partida amistosa que estava marcada para hoje, na Arena das Dunas, entre os dois clubes. O dirigente ressaltou que dos oito atletas que testaram positivo, seis já passaram pela fase de transmissão e não correm mais risco de contaminar ninguém, enquanto dois deles foram afastados dos trabalhos até que sejam divulgados os resultados da contraprova.

Créditos: José Carlos BorgesDireção do América havia pago testes de covid-19 para o time do Força e LuzDireção do América havia pago testes de covid-19 para o time do Força e Luz


saiba mais

O treinador da equipe tricolor, João Paulo, foi outro a lamentar a decisão do presidente americano, Leonardo Bezerra, pelo fato de estar sendo obrigado a alterar a programação de trabalho no clube, a uma semana da reestreia no Campeonato Estadual.

“A notícia que estão divulgando é totalmente falsa, apenas dois atletas do nosso grupo testaram positivo os demais, o exame mostrou que eles apenas já tiveram contato com o vírus e já carregam anticorpos contra o coronavírus. Eles não fazem mais parte do grupo de transmissores da doença e podem trabalhar normalmente”, esclareceu João Paulo.

Todas as medidas previstas no protocolo de saúde da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) foram tomadas pelo Força e Luz e os atletas cujos exames foram positivos, foram isolados e enviados para fazer os testes de contraprova através do exame da coleta de sangue, considerado o mais indicado para o caso.

“Nossos jogadores foram dispensados apenas por um período, para realização de uma nova sessão de limpeza em nosso centro de treinamentos, os dois atletas que testaram positivo foram isolados dos demais. Essa foi a segunda sessão de testes realizadas pelo Força e Luz, a primeira ocorreu no dia 21, antes de a equipe retomar os trabalhos normais”, reforçou o treinador.

João Paulo afirmou que o grupo participou de um amistoso contra o Palmeira, em Brejinho. A equipe natalense, no entanto, estava amparada pelos exames iniciais realizados com a ajuda da FNF, mas a situação não está gerando nenhum mal-estar dentro da federação de futebol, pelo fato de estarem previstas novas sessões de exames para todos os participantes do Estadual.

“Essa questão de contaminação num ambiente de pandemia pode ocorrer com qualquer um. Temos um protocolo de saúde rígido e que prevê novos testes nos atletas de todos os clubes que vão participar dessa rodada inicial. Se alguém testar positivo será afastado da partida. Nossa meta é garantir a segurança da saúde dos profissionais que vão trabalhar nas partidas”, disse o presidente da FNF, José Vanildo.

América apresenta reforço para a lateral esquerda
O América anunciou um novo reforço, trata-se do lateral-esquerda Carlos Renato, de 27 anos, que está retornando ao Nordeste após atuar pelo Santa Cruz-PE, em 2019. Com a chegada do atleta, a diretoria alvirrubra ainda espera acrescentar ao elenco outras três peças, para as posições ainda consideradas carentes pelo treinador Roberto Fernandes. Hoje a equipe alvirrubra faria o último jogo de preparação antes da retomada do Campeonato Estadual, o diante do Força e Luz, na Arena das Dunas, mas na testagem realizadas pelos jogadores do time elétrico, oito deles sinalizaram positivo para Covid-19 e a partida teve de ser cancelada.

Créditos: Canindé PereiraCarlos Renato, de 27 anos estava no Santa Cruz e chega para reforçar o AméricaCarlos Renato, de 27 anos estava no Santa Cruz e chega para reforçar o América


Como o inesperado aconteceu, o amistoso deve ser substituído por um trabalho forte com bola, também na Arena, onde a equipe costuma trabalhar pelo menos uma vez por semana. A meta de Fernandes é deixar o grupo pronto para o primeiro jogo de caráter decisivo que o clube terá nos próximos 15 dias, já que segunda-feira, diante do Globo, a partida terá o poder de decidir os rumos dos clubes no certame local.

Caso vença, o América, praticamente, garante vaga na final diante do ABC, porém, em caso de derrota para o clube de Ceará-Mirim, a situação complica, uma vez que se o Globo vencer os dois jogos que ainda lhe restam dentro da Copa RN, a equipe do interior irá garantir uma vaga na final. Fato que irá provocar um duelo do Alvirrubro contra o rival, ABC, pela outra vaga.

"Tivemos um mês bem produtivo de trabalho e esse último jogo, antes do reinício do Estadual, serviria para acertar alguns detalhes. Temos de chagar na segunda-feira atuando de forma bem certinha, no intuito de retomar a nossa jornada com um resultado positivo", afirmou Michel, que luta por uma vaga de titular na lateral esquerda.

Rodizio
Embora o treinador tenha antecipado que a equipe que vinha trabalhando para o amistoso teria, basicamente, a mesma identidade daquela que pretende mandar a campo para enfrentar o Globo, Michel não acredita que alguém possa se sentir dono de alguma posição ainda. O jogador destacou que vem ocorrendo um rodízio grande na equipe tanto em termos de peças, quanto no do sistema tático. Por esse motivo, ele acredita na realização de uma briga muito sadia pela tão almejada titularidade no clube, com um futebol bem mais propositivo.

"Acredito que o América dessa segunda parte do campeonato será diferente, acredito num clube que irá propor o jogo e irá pressionar o adversário. Nós trabalhamos muita marcação sob pressão, saída de bola e construção de jogadas. Muito diferente daquele time que enfrentou o Fortaleza que foi mais reativo, esperou mais o adversário. Nossa proposta de jogo será bem mais ativa, queremos propor o jogo e sufocar o adversário. Essa será a nova identidade do América", salientou Michel.