quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Casos de pólio preocupam a ONU

- Publicidade -

Kano (AE) – Pelo menos 20 casos de poliomielite foram diagnosticados este ano em seis Estados do norte da Nigéria, informou ontem o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Jacques Boyer, vice-representante da Nigéria no Unicef, falou sobre a situação em uma reunião com líderes religiosos e tradicionais da cidade de Kano. Ele observou que a Nigéria vinha registrando uma redução significativa dos casos da doença, caindo de 338 em 2009 para 21 em 2010. Agora, porém, disse que a luta contra a doença parece ter saído dos trilhos.

A pólio esteve perto de ser considerada uma doença erradicada do mundo nos últimos anos. Em 2003, porém, líderes religiosos locais promoveram um boicote a uma campanha de vacinação, qualificando-a como um complô do Ocidente para tornar os muçulmanos inférteis e infectá-los com o vírus da aids. A doença então ressurgiu em 27 países da África, da Ásia e do Oriente Médio a partir de 2003.

Crianças com menos de cinco anos são as principais vítimas e o contágio se dá quando pessoas não vacinadas entram em contato com as fezes de pessoas contaminadas com o vírus, geralmente através da água. Ela ataca o sistema nervoso, provoca paralisia, atrofia muscular, deformação e, em muitos casos, a morte. Apenas uma em cada 200 crianças infectadas desenvolve os sintomas.

O Brasil conseguiu erradicar a doença através de campanhas massivas de vacinação. As campanhas ganharam um reforço nos últimos anos quando o Unicef incluiu a cobertura vacinal entre os itens que contam pontos para a concessão do Selo Unicef. Na primeira etapa deste ano, em junho, o índice de cobertura foi de 96,58% no Rio Grande do Norte, acima da meta exigida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Mesmo assim, 8.249 crianças menores de um ano de idade deixaram de ser vacinadas.

Sarampo

O sarampo está em alta na Europa e a população do Velho Continente precisa se vacinar contra a doença para impedir que ela se dissemine, advertiu ontem a Organização Mundial de Saúde (OMS). O escritório europeu da OMS informou ter registrado mais de 12.000 casos de sarampo entre janeiro e maio. O número para os primeiros cinco meses de 2011 é superior ao que foi registrado em todo o ano passado. Os países com o maior número de casos confirmados de sarampo são a França, com 7.324, e a Espanha, com 1.146.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas