sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Casos suspeitos de dengue no RN chegam a 19 mil

- Publicidade -

O Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) , da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), emitiu mais um boletim com a análise da situação da dengue no Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (26). Foram notificados 19.153 casos suspeitos de dengue, de janeiro até o último dia 16 de maio, o que representa um aumento de 277,70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 2.480 casos foram confirmados através de exames laboratoriais.
Foram notificados 19.153 casos suspeitos de dengue, de janeiro até dia 16 de maio, no RN
Natal é o município em que mais casos suspeitos foram notificados, 5.140. Parnamirim (1.165), Mossoró (873), Ceará-Mirim (755) e Caicó (715) fecham a lista das cinco cidades em que a situação é mais complicada. Dois foram os casos de óbito confirmados desde o início do ano até agora, sendo um em Natal (no mês de janeiro) e outro em Montanhas (no mês de março).

O PECD continua realizando visitas técnicas aos municípios, para orientar as ações de prevenção e combate a doença. Desde o início do ano os carros-fumacê (operação UBV) já estiveram em 23 municípios do estado e, neste momento, operações estão sendo realizadas nos municípios de Natal, Parnamirim, Caicó, Nova Cruz e Caraúbas.

Segundo Silvia Dinara Pereira, coordenadora do PECD, “os carros-fumacê não são uma medida preventiva. Eles só são utilizados quando já há uma epidemia instalada. É muito mais difícil eliminar com inseticida o mosquito que já está voando do que a larva que está praticamente imóvel no criadouro. Então, a prevenção deve começar com cada um de nós, colaborando e supervisionando seu próprio imóvel, além de não jogar lixo nas ruas. Agora são três motivos para redobrar os cuidados – dengue, chikungunya e zika – e a prevenção é a nossa principal arma”, disse.

A Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados, manter lixeiras fechadas, caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas, colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas