Catalunha declarará independência da Espanha

Publicação: 2017-10-05 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O presidente catalão, Carles Puigdemont, afirmou que poderá declarar a independência da Catalunha no fim desta semana ou no início da próxima. As declarações foram feitas à rede inglesa BBC na terça-feira, 3, pouco antes de o Rei Filipe VI fazer um pronunciamento pela televisão a toda a população da Espanha, em que considera que o governo catalão agiu com “deslealdade inadmissível”.

No último domingo (1º), cerca de dois milhões de pessoas votaram a favor da independência catalã. O governo espanhol afirma que o referendo foi ilegal e que não reconhecerá o processo. “Vamos declarar independência 48 horas depois de contabilizados todos os resultados oficiais. Isso provavelmente estará terminado assim que tenhamos todos os votos dos estrangeiros no fim da semana, e assim agiremos provavelmente durante o fim desta semana ou no início da próxima”, afirmou Puigdemont.


Diálogo
O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, afirmou nesta quarta-feira (4), numa alusão à Catalunha, que a declaração de independência de parte de um país integrante do bloco “vai contra o ordenamento jurídico europeu e pode provocar uma perigosa divisão". Tajani pediu uma reflexão séria que permita o diálogo na Espanha para diminuir a tensão na região da Catalunha, ao mesmo tempo em que destacou que ninguém pode estar satisfeito com “os eventos" de domingo passado.

“O Parlamento lança um apelo para uma reflexão serena e profunda que favoreça o diálogo na Espanha no respeito do marco constitucional, incluindo o Estatuto de Autonomia da Catalunha, algo que possa devolver a política às instituições", declarou. Tajani ressaltou que a história da União Europeia mostra que na democracia só é viável o caminho “que permita colaborar em prol da concórdia e da união".

O presidente catalão afirmou nesta quarta-feira, 4, que poderá até ser preso, mas não desistirá do objetivo de declarar a independência da Catalunha.



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários