domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Catorze lança versão impressa

- Publicidade -

A revista Catorze salta do emaranhado de bits e bytes para ganhar versão impressa. O lançamento da ‘primeira edição única’ física do fanzine eletrônico está marcado para esta sexta-feira, a partir das 19h, no Jazzy Rock Bar, com festa embalada por Quint!, projeto de Arthur R. (Bonnies) e Daniel M., mais discotecagem de Zé Caxangá e show da banda Clara e a Noite. A revista custa R$ 10 e dá direito ao ingresso, ou vice-versa.
Beto Leite e Fábio Farias, responsáveis pelo projeto, apontam foco para matérias de comportamento
A edição impressa da Catorze não tem periodicidade definida, e seu principal diferencial está no formato: trata-se de um envelope personalizado contendo oito ‘coisas’ onde estão impressos artigos, contos, ilustrações, entrevistas, matérias e resenhas. “É uma edição única, não sabemos nem como nem quando vamos publicar outra, mas com certeza será diferente”, avisa o jornalista e ilustrador Beto Leite, que divide a responsabilidade da empreitada com o também jornalista Fábio Farias – Ramon Ribeiro e Rayanne Azevedo completam o time titular da Catorze.

A Catorze tentou viabilizar a publicação impressa via financiamento coletivo, pelo site Catarse, mas como não atingiram a meta tiveram que repensar o formato. “Chegamos a cogitar a publicação de uma revista nos moldes tradicionais, mas optamos por apresentar cada texto de uma forma com diagramação, de maneira que não perdêssemos a essência de transgredir e ‘pensar fora da caixa’, só que dentro do orçamento que tínhamos”, explicou Beto Leite.

O conteúdo desvia um pouco do foco cultural para ancorar no comportamento. Os assuntos são tão diversos quanto os colaboradores: o jornalista Dinarte Assunção escreve sobre saunas gays de Natal – “uma pauta sistematicamente rejeitada pelas redações”, esclarece Fábio Farias; Rayanne e o professor Wagner Artur Cabral lembram os dois anos do #ForaMicarla e a ocupação da Câmara Municipal por estudantes. O jornalista Vinicius Menna escreveu sobre a relação desigual vista no trânsito entre bicicletas e caminhonetes; a equipe do blog O Inimigo traz resenhas de discos obscuros de rock; e o filósofo Pablo Capistrano publica o artigo “A estranha tragédia de ser normal”.

O envelope/revista ainda inclui colaborações fotográficas do Estúdo Guardalume, do Coletivo Camafeu, de Elisa Elsie e Max Pereira; artigo de Fábio Farias sobre mobilidade urbana; conto produzido pelo blog feminino Pra nós Rola; e entrevista de Ramon e Vitor Azevedo com a banda de dois Red Boots.

Além do lançamento no Jazzy, a Catorze irá promover outras duas ações, mas Beto e Fábio preferem não adiantar nada para potencializar a festa. “Depois divulgamos, mas vai rolar outra oportunidade para quem não conseguir chegar lá no Jazzy na sexta”, garantem.

Serviço Festa de lançamento da edição impressa da revista Catorze. Hoje, a partir das 19h, no Jazzy Rock Bar. R$ 10 (ingresso mais revista).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas