Causa Animal e...

Publicação: 2021-01-17 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br


Já está valendo no Rio Grande do Norte o Código de Defesa e Proteção aos Animais do Estado do RN. A lei, do deputado Sandro Pimentel, foi sancionada na sexta-feira (15). A norma, bastante abrangente, engloba um Programa de Proteção à Fauna Silvestre e proíbe a caça profissional, amadorista ou esportiva.

... animais domésticos

Nesse segmento dos animais domésticos, a lei estabelece regras de Controle de Zoonoses e Reprodutivo de Cães e Gatos; atividades de tração e carga; transporte; abate e atividades de diversão, cultura e entretenimento, proibindo a apresentação ou utilização de animais em espetáculos circenses.

Lembrete   

Está proibida a luta entre animais, viu gente!

Agressão física

Também foi sancionada a lei que obriga os hospitais públicos e privados a comunicarem às delegacias de polícia, quando do atendimento em suas unidades de pronto atendimento, os casos de idosos, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de agressões físicas.

Dois lados

O Brasil anda dividido politicamente até nas redes sociais. Depois que o presidente Trump foi banido do Facebook, plataforma dona do Whatsapp, seus admiradores, incluindo os apoiadores do presidente Bolsonaro no Brasil, passaram a migrar suas contas para o Telegram, serviço de mensagem que compete com o “Zap”. A quantidade de novas entradas no Telegram aumentou consideravelmente nos últimos dias.

Bateu 100

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RN) ultrapassou a marca de 100 mil exames realizados para a detecção do novo coronavírus.

Mais vacina

O Governo do RN e o Consórcio Nordeste iniciaram contatos com o laboratório União Química para aquisição da vacina Sputnik V, de origem russa, como forma de ampliar a disponibilidade do imunizante à população.

Solidariedade...

Sobre a transferência de dez pacientes com Covid-19 de Manaus para Natal com a finalidade de desafogar o sistema de saúde da capital amazonense, a governadora disse que eles serão atendidos no Hospital Onofre Lopes, da UFRN.

... é dando que se recebe    

Já o cardiologista Lauro Arruda lembra que em 1968 Manaus acolheu os “excedentes” do vestibular da Faculdade de Medicina do RN.  Uma turma de médicos potiguares concluiu o curso no Amazonas. A vinda de pacientes de Covid-19 para o estado é também uma retribuição ao povo do Amazonas.

SOS Amazonas

A governadora Fátima Bezerra recebeu na sexta-feira (15) mais um pedido de socorro do governo do Amazonas. A urgência por oxigênio continua persistindo.

Nova variante Sar-CoV-2

A Organização Mundial de Saúde defendeu um grande mutirão de sequenciamento genético para tentar frear a disseminação da Covid-19 por novas variantes do vírus. O pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane da Fiocruz Amazônia, em entrevista à DW explicou: “Se a gente identificar uma variante que escape da vacina, isso aconteceu em outras situações, a vacina terá que ser modificada pra poder conter”.

Impacto Covid-19

A Sudene vai realizar uma pesquisa com representantes dos 11 estados que compõem a área de atuação da autarquia, para entender sobre os impactos socioeconômicos causados pela pandemia da Covid-19 no Nordeste brasileiro. A coleta de dados será entre os meses de janeiro e fevereiro e o resultado divulgado em abril.

Equipamentos

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte recebeu na quinta-feira (14) doze viaturas ostensivas semi blindadas e mais nove descaracterizadas, as quais vão equipar a Superintendência Regional em Natal e, também, a Delegacia em Mossoró.

A Voz do Brasil

A portaria que regulamenta a retransmissão do programa “A Voz do Brasil” mudou novamente para permitir que as emissoras de radiodifusão possam transmitir jogos de futebol do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil ou da Conmebol Libertadores, além das partidas da Seleção Brasileira.

ENEM

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai reforçar o sistema de transporte público neste domingo (17/01) e o próximo (21/01), quando ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Lei Anticalote

Também está valendo a Lei Anticalote, do deputado Sandro Pimentel.  O texto institui um mecanismo de controle do patrimônio público do Rio Grande do Norte, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para serviços de forma contínua, no âmbito dos Poderes Públicos. ? Caso sejam demitidos das empresas, a Lei prevê? que os trabalhadores terceirizados tenham seus direitos trabalhistas garantidos pelo Estado.

Desastre Internacional

Quando a afirmação vem do professor de Gestão de crises e Comunicação empresarial, João José Forni, a gente diz o quê?  “Brasil vira manchete negativa internacional, não apenas pelo caos em Manaus, mas pela insistência do presidente em "desdenhar" das vacinas, que certamente ele e a família acabarão usando. Será preciso anos pra recuperar a 'imagem' do país, após esse desastre.”

Sucessão na Câmara

O Roda Viva, da TV Cultura, acaba de convidar os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados - Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) - para participarem de uma edição dupla do programa, no dia 25 de janeiro. Isso porque, no dia 1º de fevereiro, os deputados federais decidirão quem será o sucessor de Rodrigo Maia.

Império contra-ataca

Em nota, a poderosa Fiesp soltou os carretéis em cima do governador João Doria. O desgosto da Casa da Indústria paulista é com o aumento de impostos decretado pelo governo. “Foi anulado de imediato o aumento de impostos de forma integral apenas para quatro operações, dentre as Duzentas atingidas pela medida do governo Doria.”, diz a nota enviada na sexta-feira (15).