sexta-feira, 3 de maio, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Causa dos tremores em Pedra Preta é desconhecida

- Publicidade -
Os sismólogos da UFRN não sabem o que pode ter causado o aumento na atividade sísmica na região de Pedra Preta. Segundo os estudiosos, a área historicamente tem tremores, mas não há como garantir qual a causa para o aumento do número de eventos.
De acordo com estudiosos, muitas bacias, como é o caso da Bacia Potiguar, alteram as forças do interior da crosta terrestre e, se a falha estiver pronta para ser reativada, com a pressão do interior da terra, as rochas não suportam a força e acumulam energia, liberando rapidamente em forma de tremor. Porém, não há como prever os abalos.
“Na geofísica, esse tipo de abalo é imprevisível. Não se pode dizer o que causa ou o motivo para o aumento na atividade sísmica”, explicou o professor Joaquim Ferreira.
A região chamada Borda da Bacia Potiguar vai do Rio Grande do Norte até o leste do Ceará. Atualmente, a área é a que possui maior ocorrência de tremores do Brasil. As causas para o aumento dos eventos, no entanto, é desconhecida, o que também faz com que sejam imprevisíveis novos abalos – apesar de crenças populares.
#SAIBAMAIS#Moradores de Pedra Preta costumam ligar a atividade sísmica ao aumento na temperatura. A população mais idosa diz que os tremores historicamente ocorrem em épocas de maior calor. A hipótese, por outro lado, é descartada pelos professores da UFRN.
“Quem afirma isso não entende nada de geofísica. O aumento na temperatura da terra não passa de 20 metros de profundidade na terra, enquanto os tremores ocorrem a três ou quatro quilômetros da superfície”, disse.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas