quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

CB fará compra emergencial para equipamentos

- Publicidade -

Uma compra emergencial de equipamentos para combate aos incêndios deve ser feita pelo Corpo de Bombeiros até o final deste mês. A informação é do comandante-geral da corporação, coronel Monteiro. Esse é o primeiro efeito prático do decreto de emergência assinado pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira (9) devido aos incêndios de Patu e Viçosa.

#SAIBAMAIS#A expectativa é que esses equipamentos estejam com o Corpo de Bombeiros no mês de novembro para que sirva no combate dos incêndios deste ano. Eles ficarão na região do Seridó, onde as queimadas são mais constantes e proporções maiores. Serão comprados automóveis, bombas costais, equipamentos sopradores, materiais para limpar o terreno (pás, rasteios) e acessórios de proteção. “Estamos comprando de maneira emergencial (com a dispensa de licitação) porque pelos trâmites normais levaríamos de quatro a seis meses para receber o equipamento”, afirmou Monteiro.

A compra vai ser paga com o dinheiro do Fundo Especial de Reaparelhamento da corporação, abastecido por uma taxa cobrada desde o início do ano no IPVA – a previsão inicial era de arrecadar R$ 20 milhões com a taxa, mas o valor foi frustrado porque ela deixou de ser cobrada durante cinco meses, entre março e agosto. O processo foi aberto no setor de compras do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira e os valores gerais ainda não foram definidos.

Questionado se o Governo do Estado pretende convocar tropas emergenciais devido ao decreto de situação de emergência, o comandante do Corpo de Bombeiros afirmou que “até agora, não existe essa necessidade”. “Conversei com as Forças Armadas e elas estão à disposição, mas não vejo a necessidade porque estamos dando conta da situação atual”, afirmou.

 O decreto permite ao Corpo de Bombeiros contratar, mediante dispensa de licitação, as obras e os serviços necessários a mitigar as consequências provocadas pelos incêndios, além da aquisição de materiais e equipamentos necessários ao combate às queimadas. Será possível também adotar medidas preventivas junto aos municípios, dentre elas a formação e treinamento de brigadas de incêndio e ações educativas para a população.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas