sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

CBF dá mais prazo às cidades-sedes

- Publicidade -

A Confederação Brasileira de Futebol, com a anuência da FIFA, ampliou, mais uma vez, o prazo para as cidades-sedes brasileiras que receberão a Copa do Mundo de 2014 iniciarem as obras de suas arenas. O assunto será debatido e ampliado na próxima segunda-feira, quando os representantes de cada local irão se reunir com o LOC FIFA (Comitê Local de organização do Mundial), no rio de Janeiro. O novo prazo é 3 de junho.

A primeira parte da obra da Arena das Dunas inclui a derrubada do pórtico do Centro AdministrativoO secretário especial para a Copa de 2014, Fernando Fernandes irá representar Natal na reunião. Segundo Fernandes, não se trata de um “puxão de orelhas” da CBF nas cidades, uma vez que todas estão com os cronogramas bastante atrasados. “Essa reunião já estava prevista entre a CBF, LOC Fifa e as cidades para que possamos trocar experiências, portanto não é um ‘puxão de orelhas’”, comentou o secretário.

A cidade ainda busca, através da Procuradoria Geral do Estado – PGE uma alternativa legal para driblar o problema criado pela ausência da licitação para a primeira fase da obra. Uma vez que o procedimento foi deserto, ou seja, nenhuma empresa apareceu com proposta para executar a demolição do pórtico de entrada do Centro Administrativo e da Creche, além da terraplanagem do local e remoção dos entulhos, um novo processo foi aberto. “Estamos analisando uma forma legal para antecipar ao máximo o início desses serviços, uma vez que pretendemos mostrar, na visita da CBF, que já estamos nos mobilizando”, comentou o secretário.

Uma das alternativas para dar início imediato à obra seria a contratação sem o processo licitatório. A justificativa seria a urgência da obra. “A PGE está avaliando todas as alternativas, mas enfatizo que tudo tem que estar perfeitamente adequado ao procedimento legal”, disse Fernando Fernandes.

TCU

Atento à importância da realização da Copa, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresenta na terça-feira (11) o modelo de fiscalização das ações que prepararão o país para sediar o campeonato. O TCU e os tribunais de contas estaduais e municipais formarão parceria com o objetivo de fortalecer a fiscalização preventiva, aproximar as metodologias de controle e oferecer à sociedade informações tempestivas sobre o uso do dinheiro público. Os dados sobre auditorias e acompanhamentos ficarão disponíveis na internet, em site específico que será apresentado também no dia 11, e cada tribunal será responsável por publicar documentos e informações sobre os percentuais de execução física e financeira das obras que fiscalizar.

As obras que receberão recursos públicos envolvem construção e reforma de estádios e locomoção urbana, como pistas para ônibus e veículos sobre trilhos. O financiamento dos projetos poderá ser feito pelo BNDES  e pela CEF. A execução será de responsabilidade dos estados e municípios que receberem o repasse e a competência para fiscalizar é dos tribunais de contas estaduais e municipais.

Paraná fala em construir nova arena

Dia de visita do Comitê Organizador da Copa do Mundo à Arena da Baixada, em Curitiba e, a cidade que parecia mais tranquila em relação as exigências da Fifa, também pode ter mudanças surpreendentes nos planos e não escapa do risco de ser cortada. O estádio, maior trunfo entre as sedes brasileiras por apresentar grande parte já pronto – segundo o Furacão cerca de 70% – pode virar o vilão caso o Atlético Paranaense não consiga o investimento, público ou privado, pretendido para a conclusão.

A diretoria rubro-negra não esconde que, sozinha, não poderá levar a diante as obras, que compreendem o segundo andar da reta oposta às cabines de imprensa, términos dos novos vestiários, fim do fosso nos moldes das arquibancadas inauguradas recentemente, além e infra-estrutura para receber torcedores e patrocinadores do evento. Os governos do Estado e do Município, por sua vez, precisariam acelerar o processo de desapropriação do entorno da Arena, além de obras no local e na cidade.

Dentre essas intervenções já está praticamente descartada a possibilidade de uma linha de metrô ser construída a tempo, diferentemente do anunciado quando a cidade ainda era candidata.

Com isso, novas alternativas para resolver o problema da saturação do transporte e do deslocamento entre o aeroporto Afonso Pena, em São Jose dos Pinhais, e a rodoviária, na região central da cidade estão em negociação, inclusive com o governo Federal, assim como melhoria nos corredores de ônibus.

A questão da criminalidade, em crescimento na capital paranaense, com números de homicídios superiores a outros grandes centros como São Paulo, começa a preocupar. Pelos dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Paraná, a taxa de Curitiba em 2009 foi de 34 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto os paulistas tiveram um índice de 11 assassinatos por 100 mil habitantes. Neste ano, somente no primeiro trimestre, foram 53,8% casos a mais do que no ano anterior.

Segurança

Governo realiza debate no DF

Os Ministérios do Esporte e da Justiça dão largada nesta segunda-feira (10/5) às primeiras discussões sobre o planejamento da Segurança Pública durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. O assessor especial de Futebol do ME, Alcino Rocha, abre pela manhã o primeiro encontro técnico sobre o tema, que será realizado até sexta-feira no hotel Saint Peter, em Brasília. Ele fará uma contextualização sobre o evento da Copa e suas perspectivas para o Brasil em 2014.

O encontro contará com a presença de representantes dos dois Ministérios, das 12 cidades-sede dos jogos e também das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além das Guardas Municipais e órgãos federais e da área de Inteligência e Perícia.

Antes de iniciar os debates, oficinas e reuniões de planejamento, haverá palestras sobre as operações de segurança realizadas durante os Jogos Pan e Para Pan Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e também uma apresentação da política do Governo Federal para as Ações de Segurança Pública para a Copa do Mundo 2014. Ao final, os organizadores do evento pretendem definir um cronograma de ações para cada órgão envolvido na segurança da Copa no Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas