sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

CBF divulga tabela ainda sem os dois representantes do RN

- Publicidade -

FORÇA - O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, acha que pode valorizar a Série C como fez com a “B”Em meio a indefinição dos representantes do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro da Série C, a CBF divulgou, ontem, tabela, regulamento e plano de ação da terceira divisão, obedecendo o Estatuto do Torcedor, que exige a divulgação de todas informações a cerca da competição com dois meses de antecedência, no mínimo. 

Este ano a terceirona sofreu alterações, para melhor, em relação aos anos anteriores. O tradicional “mata-mata” foi excluído do torneio, que começa no próximo dia 16 de julho, um domingo depois da final da Copa. A Série C segue até o dia 29 de novembro. Para a primeira fase, os 64 clubes continuam divididos em 16 grupos regionalizados. Os dois melhores de cada chave classificam-se para uma nova etapa de grupos de quatro, também por região.

A fórmula seguinte a segunda fase é a mesma na terceira, quando os dois melhores dos quatro grupos restantes garantem vaga no octagonal final. Oito clubes jogam entre si, em turno e returno. Os quatro melhores classificados carimbam o passaporte para a Série B 2007. A equipe que conseguir chegar ao octagonal decisivo pode jogar 32 vezes até a rodada final.

Como os representantes do RN ainda não foram definidos por causa das pendências judiciais, a CBF deixou em aberto o nome das duas equipes, divulgando apenas com as nomenclaturas RN1 e RN2. Quem cair no grupo (5) do RN1 vai encarar Icasa/CE, Porto/PE e o vice-campeão paraibano. RN2 está no grupo 6 com Ferroviário/CE, Ypiranga/PE e o campeão da Paraíba.

A intenção da CBF, segundo Ricardo Teixeira, é valorizar a Série C, como fez com a Série B.

CBF exige definição do RN1 e RN2 para 04/06

O novo adiamento – provavelmente para o dia 18 próximo – do julgamento do recurso impetrado pelo Assu no STJD, depois de perder em primeira instância para o ABC sobre o caso da irregularidade ou não do jogador Silvio Madonna (Assu), complicou ainda mais a situação da FNF, que tem que enviar à CBF os representantes do Estado até o próximo dia 4 de junho.

De acordo com a Lei, a Federação só poderá anunciar os dois representantes do RN depois do julgamento do STJD. E ainda terá que aguardar a apreciação, pelo TJD local, sobre outro caso que corre na justiça esperando um veredicto – o “Potiba”, no qual o Potiguar entrou na justiça contra o Baraúnas, alegando a irregularidade do volante Fausto, que teria jogado a final do Estadual com três cartões amarelos. O caso “Potiba”, por sua vez, só pode ser julgado pelos nove auditores do TJD/RN após a definição do julgamento do caso Assu x ABC.  

A CBF deixa as Federações livres para adotar um dos critérios pré-estabelecidos que define os representantes de cada Estado na Série C – Campeonato Estadual ou torneio seletivo. No caso do Rio Grande do Norte, Baraúnas e Potiguar, campeão e vice do Campeonato Potiguar de 2006.

No entanto, como há um imbróglio na justiça desportiva sem data para resolução, a FNF pode ser obrigada a enviar os representantes do RN, baseando-se nos critérios técnicos do Campeonato Estadual do ano passado. Neste caso, ABC (campeão) e Assu (terceiro colocado) seriam beneficiados. O vice de 2005, América, já disputa a Série B.

O ABC (quarto colocado do Estadual 2006), que corre o risco de fechar as portas do departamento profissional de futebol no segundo semestre, caso sejam homologados os nomes dos clubes de Mossoró – legítimos representantes por terem conquistado o direito de representar o Estado dentro de campo – ainda sonha com a possibilidade de disputar a terceirona e age nos bastidores para conseguir uma das vagas do Estado. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas