quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

CBF diz que não muda nada

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

A Confederação Brasileira de Futebol já está com o calendário de 2015 praticamente pronto e deve divulgá-lo nos próximos dias, pelo menos para as federações estaduais.  É o próprio presidente da “madrasta” que se apressa em informar que, para a temporada 2015 garante que não haverá mudanças substanciais. Para Marin, apesar do insucesso da Seleção Brasileira, alterações que, por ventura sejam feitas, não vão alterar em nada, nem minimizar o insucesso do time brasileiro. Diante de debates, sugestões e até reclamações, a entidade comandada por José Maria Marin bateu o pé e decidiu que, para o próximo ano continuará assim.  De cordo com a cúpula da CBF, tudo permanecerá como antes: os criticados Estaduais, que se mostram ainda mais fracassados na edição deste ano, vão continuar com os mesmos formatos e com o mesmo número de datas (na maior parte do país), e a Copa do Brasil seguirá com o mata-mata.

CBF diz (2)
A única diferença em relação aos anos anteriores será a das ferias dos jogadores e a pré-temporada/2015. A CBF vai cumprir a promessa que fez aos jogadores e aos clubes e vai dar início aos regionais apenas no mês de fevereiro, e não em janeiro, como é de costume. Por conta do aperto que foi nessa temporada, por causa da Copa, o calendário começará um pouco mais tarde, dando espaço ao descanso e à preparação dos times. Desde a metade de 2013, o assunto virou pauta, especialmente quando surgiu o movimento denominado “Bom Senso”, que tem, entre outras coisas, esse tema como reivindicação.

FEDERAÇÕES DESAPROVAM
Comissões foram formadas, grupos passaram a se dedicar mais para a causa, porém nada foi absorvido pela cúpula da entidade brasileira, ao menos até agora. Entre as sugestões, havia a ideia de acabar com os Campeonatos Estaduais, ou pelo menos transformá-los em grandes competições no formato da Copa do Mundo, reunindo mais de uma região. A maioria das Federações, inclusive, é completamente contra essa opção. Sem chances de mudar alguma coisa para 2015, os debates devem ser retomados no final do ano, em busca de transformações para o futuro.

PV x Arena,
No futebol cearense está despontando uma “briguinha” curiosa envolvendo o Fortaleza S.C. atual líder da série “C”, e alguns segmentos do próprio tricolor alencarino. É que há uma corrente defendendo os jogos da série “C”, “em casa”, no estádio Presidente Vargas, onde o time renderia muito mais e teria  a pressão da torcida. Já, alguns cartolas, defendem ardentemente os jogos na Arena Castelão. O “PV”  comporta 35.000 torcedores, a Arena quase  o dobro.

Ataque das arábias
Antigos torcedores abecedistas que frequentaram ainda o “JL” devem estar lembrados de uma ofensiva  sui generis  formada em 1965 pelo ex-goleiro Ribamar, técnico interino. Na decisão do título, derrotou o Alecrim FC por 2×0, enquanto o América estava licenciado, só retornando em 1966, o ataque alvinegro, campeão,  tinha o trio  Dão, Dunga  e Burunga.

O ENTRA E SAI
Não me lembro de ter lido ou ouvido falar de algum clube brasileiro que mantenha em seu elenco de profissionais, um treinador que esteja no cargo há pelo menos três anos. A exceção, rara – frise-se, é a do cearense Flávio Araújo, co cara que recolocou o América na série “B” em 2012, acaba de pedir demissão do Sampaio Correa depois de dois anos dirigindo o clube maranhense. Saiu porque quis. E lembrar que, nos primórdios do futebol nesta capital, Vicente Farache dirigiu o time do ABC durante 27 anos, com uma particularidade: mesmo sendo o técnico (ainda não se usava o nome treinador), ainda pagava mensalidade ao clube). Farache faleceu, já viúvo, em agosto de 1967, aos 62 anos, não deixando filhos. Sua esposa, Maria Lamas, faleceu aos 40 anos.

E HAJA FOLGA
Já havia um bom tempo em que ABC e América não gozavam folga tão grande. OS dois só têm compromisso no próximo sábado, o ABC enfrentando o América Mineiro, enquanto o outro América – o do RN, recebe o Santa Cruz em Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas