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CBTU cogita mudança de projeto original do VLT

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A implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Natal está entrando na fase de debate das interferências com os projetos que estão em desenvolvimento pela Prefeitura. Na tarde de ontem (23), o Superintendente Regional da CBTU, João Maria Cavalcanti, e a equipe técnica da companhia, tiveram reunião com as secretarias municipais de Natal envolvidas no processo para continuar a discussão sobre as diretrizes da proposta de modernização do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana. A CBTU cogitou a necessidade de mudanças no projeto original do VLT.
Representantes da Prefeitura do Natal e CBTU discutiram sobre projeto do VLT
O superintendente João Maria Cavalcanti mostrou os chamados “pontos de interferências” do projeto que necessitam de intervenções específicas de cada secretaria. as medidas são necessárias para que o processo de implementação do novo sistema sobre trilhos ocorra de acordo com as necessidades de mobilidade da população, previamente identificadas.

O acúmulo de lixo ao longo da via férrea, as invasões na faixa de domínio e a construção de três viadutos ou tuneis na linha sul, foram as principais interferências debatidas na reunião. Para os técnicos da CBTU, as construções irregulares podem inviabilizar a concepção do projeto original, pois em determinados locais, essas construções impedem a duplicação da via férrea, necessária à ultrapassagem dos VLT.

Os técnicos da Prefeitura colocaram de forma clara as dificuldades em tratar do assunto sobre as invasões da faixa de domínio, mas concluíram que a problemática do acumulo de lixo é de fácil resolução. Quanto às obras d`art de engenharia (túneis e/ou viadutos), a CBTU flexibilizou para que a prefeitura pudesse apresentar os principais locais, bem como aproveitar projetos existentes para que sejam discutidos e executados. 

Ao final, todos manifestaram apoio ao projeto, comprometendo-se a repassar as informações coletadas na reunião às suas pastas para agendarem outros encontros técnicos com a CBTU.

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