quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

CBTU planeja criar cinco novas linhas na RMN

- Publicidade -

A CBTU também elaborou planejamento de expansão da rede ferroviária, com criação de cinco novas linhas, expandindo o transporte para os municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, além dos já contemplados Natal, Ceará-Mirim, Extremoz e Parnamirim. Apesar de ter estudos que indicam potencial de demanda, ainda não há estimativas de custos para isso.

#SAIBAMAIS#As novas linhas sugeridas pela CBTU prevê itinerários passando pela região central da cidade. Para isso, o superintendente explica que o asfalto que receberá os trilhos precisam ser preparados, bem como a instalação das linhas. Os veículos também serão adaptados para que os passageiros possam embarcar a uma altura da calçada, diferente da altura das estações.

“Os VLTs possuem um sistema de frenagem melhor até que o dos ônibus. São veículos leves e por isso conseguem frear e acelerar rapidamente, diferente dos trens tradicionais, que pesam toneladas. Carros e bicicletas, por exemplo, podem circular livremente junto aos VLTs”, disse Dulce Albuquerque, técnica da CBTU durante seminário de apresentação do veículo, em dezembro passado.

Apesar de funcionar como um ônibus sobre trilhos, uma das vantagens apontadas ao VLT é a capacidade de passageiros. Enquanto um ônibus transporta cerca de 40, um VLT leva até 600 passageiros de uma vez.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas