quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

CCJ aprova seis de nove medidas já avaliadas do Ajuste Fiscal

- Publicidade -
Nove dos dezoito projetos do pacote fiscal enviados pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa já transitaram na comissão interna de constituição e justiça da Casa. Dos nove, seis foram aprovados pela CCJ e outros três estão parados. Além desses, a venda de ativos foi retirado da pauta porque o Executivo enviará um novo texto.
Entre os principais projetos aprovados pela CCJ está a autorização para realizar saques no Funfir, com a devolução prevista para 2040. A deputada Márcia Maia e o deputado Kelps Lima consideraram o projeto inconstitucional e esperam que a comissão de finanças esclareçam pontos “complexos”. “É um projeto complexo porque há decisões do TCE contrárias ao do Governo. Esse dinheiro está aplicado e é preciso que se explique como será utilizado”, afirmou Márcia Maia.
Comissão de Justiça analisa projetos do Governo do Estado
Comissão de Justiça analisou seis projetos do Governo do Estado, nesta terça-feira (16)
#SAIBAMAIS#Dos projetos aprovados na CCJ nesta terça-feira, dois já foram apreciadas pela Comissão de Finanças – o segundo passo antes de chegar ao plenário: a venda da Potigás e a revisão do Plano Plurianual. Durante a discussão, o deputado George Soares afirmou que o primeiro item da lei (venda das ações da Potigás) vai de encontro ao terceiro (permanência de contratos com empresas privadas). O deputado Dison Lisboa, líder do Governo no parlamento, aceitou a argumentação e pediu diligências do projeto – também em regime de urgência, ele retorna para a Comissão de Finanças nesta quarta-feira.
Já o projeto da revisão do plano plurianual foi aceito com unanimidade na Comissão de Finanças, segue para o plenário e deve ser anunciado ainda nesta terça-feira, para ser votado amanhã. O projeto não precisa tramitar na comissão de Administração. “É um projeto simples, que só inclui no PPA o empréstimo que o Governo busca com o pacote fiscal”, avaliou o deputado Dison Lisboa.
Parados
O aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% é outro projeto considerado importante pelo Governo, mas que está parado. O relator do texto, deputado Albert Dickson, pediu que o IPERN esclareça se é possível o aumento dessa alíquota. Em regime de urgência, a resposta deve ser enviada até está quarta-feira de manhã e lida novamente na CCJ.
Duodécimo para servidores cedidos 
A compensação no duodécimo do valor do salário de servidores do Executivo cedidos a outros Poderes foi considerado inconstitucional pela relatora Márcia Maia. O restante dos deputados da CCJ foram de acordo com o parecer e, portanto, o projeto nao irá mais transitar na casa.
 “É um projeto que mexe com o valor do duodécimo repassado, o que não pode ser feito dessa forma”, argumentou a deputada Márcia Maia. Ela ainda ressaltou que já existe uma Lei Complementar que prevê que os órgãos arquem com o salário dos servidores cedidos, mas a partir dos próprios recursos. “Há uma lei complementar de 2011 que diz que os órgãos devem pagar os cedidos, mas isso não acontece descontando o valor do duodécimo. O que eu chamo a atenção é que essa lei não está sendo cumprida. Basta o Governo cumpri-la e irá reduzir as despesas”.
Há um outro projeto que prevê a compensação no duodécimo, mas em relação a previdência dos servidores. As matéria são parecidas, mas os deputados não quiseram se posicionar acerca da constitucionalidade. O projeto deve ser lido até o fim desta semana na CCJ.
Veja andamento dos projetos na ALRN
1 – Analisados na  Comissão de Constituição e Justiça
Aprovados
Autorização do saque no Funfir
Venda de ações da Potigás
Disposição do Fundac/Fundase
Créditos inadimplidos
Revisão do Plano Plurianual
Extinção de secretarias (Governo irá retirar texto e enviar substituto)
Parados
Aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% – diligência do relator Albert Dickson para esclarecimento do Executivo.
Revisão do antigo sistema financeiro do RN – vista pedido pelo deputado Kelps Lima, que tem até quinta-feira para devolver.
Projeto declarado inconstitucional
Compensação no duodécimo do ônus de servidores cedidos
Projeto retirado de pauta (Governo vai enviar novo texto)
Venda de ativos 
2 – Analisados na  Comissão de Finanças
Aprovados
Revisão do Plano Plurianual
Parados
Venda da Potigás – diligência do deputado Dison Lisboa para tirar dúvidas com o Executivo.
3 – Analisados na  Comissão de Administração
Não foram apreciados projetos na comissão.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas