quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

CDL antecipa realização do projeto “Liquida Natal”

- Publicidade -

ATO - Lojistas e presidentes de entidades do comércio em assembléia no Barreira Roxa

O projeto “Liquida Natal”, o segundo melhor período de vendas para o comércio da capital, começa mais cedo este ano devido às eleições que ocorrem no mês de outubro. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal) definiu que as promoções iniciam no próximo dia 29 e vai até 9 de abril. A antecipação ocorreu principalmente porque o Governo do Estado, um dos parceiros, não poderia investir se a liquidação permanecesse no segundo semestre, a exemplo dos quatro primeiros anos. O volume de vendas esperado é de R$ 60 milhões.

O presidente da CDL Natal, Ricardo Cabral Abreu, afirma que a quinta edição da “Liquida Natal”  deve contar com a adesão de dois mil lojistas com empreendimentos do comércio varejista em vários segmentos. As inscrições dos lojistas interessados em aderir à campanha começaram esta semana e podem ser na Câmara de Dirigentes Lojistas. Na edição do ano passado, 1.600 lojistas se inscreveram. Outro aspecto considerado importante para antecipar a maior liquidação do comércio natalense foi a Copa do Mundo de Futebol durante os meses de junho e julho.

“Na edição 2005 da Liquida Natal, houve um crescimento de 35% em relação às vendas do ano anterior e para a edição 2006 esperamos mais 20% sobre o desempenho do ano passado”, disse Ricardo Abreu, durante a primeira “assembléia almoço”, desde que assumiu a presidência da CDL Natal, em setembro de 2005.

Se para o consumidor o período representa a oportunidade de comprar mais barato, para o comércio a Liquida Natal compensa os meses do ano considerados “fracos” em vendas. Entre as vantagens oferecidas aos lojistas, exclusivas ao período da maior liquidação da cidade, está a redução nas taxas e parcelamentos das operações junto ao Banco do Brasil (variam de 10% a 70%). Além dos preços mais baixos, os lojistas inscritos oferecem prêmios aos clientes que consumirem no mínimo R$ 25,00.

A expectativa é que sejam distribuídos cerca de dois milhões de cupons entre os consumidores. O equivalente a R$ 60 milhões que, segundo Ricardo Abreu, incrementa a arrecadação de impostos do Estado e dos municípios da Grande Natal. “O segmento de vestuário e eletroeletrônicos devem ser os que mais irão vender. Quanto à Copa do Mundo, continua sendo uma incógnita para o comércio”, disse. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal calcula que investiu cerca de R$ 1 milhão na quinta edição da Liquida Natal.

Consultor orienta lojistas sobre tendências de vendas

A palestra do consultor internacional de marketing, Edmour Saiani, despertou interesse nos lojistas e representantes de entidades ligadas ao Comércio, que ouviram atentos as orientações do especialista ao abordar o tema “As tendências mundiais do mercado varejista”. Entre as conclusões e conselhos, ele deixou claro que os varejistas devem repensar as estratégias, quebrar a inércia e buscar inovações se quiseram sobreviver e crescer.

Autor do livro “Loja Viva”, facilitador, palestrante, idealizador e guru da Ponto de Referência – uma empresa com uma idéia fixa de construir Cultura de Serviços e gerar reputação sem igual para seus Clientes -, Edmour Saiani levou aos empresários norte-rio-grandenses experiências e tendências do varejo adquiridas na 95ª Convenção da National Federation (NRF 2006), o principal evento do varejo mundial, realizado nos Estados Unidos.

Saiani comentou “cases” de empresas multinacionais que não se adequaram às tendências e características dos mercados onde atuam e que acabaram falindo ou acumulando prejuízos. “É preciso ser flexível e enxergar que, ao contrário do ditado, o mais importante para o empresário do varejo não é o cliente. Mas a qualidade de sua equipe. Afinal, se ele não tem uma boa equipe, ele acaba perdendo o cliente e todo o investimento já feito”, advertiu.

A experiência acadêmica e de mercado, enquanto executivo de empresas como a Kodak, Johnson e Johnson, Pepsi, Nacional Seguros, entre outras, faz de Edmour Saiani um dos mais conceituados especialistas em marketing do País. Para ele, a qualidade do produto e a exigência ao escolher a equipe são fundamentais para o sucesso de uma empresa desse setor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas