sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ceará-mirim ocupa a cidade alta

- Publicidade -

O Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN) abriu novamente as portas para a população no mês de junho, após a conclusão de obras de restauro e reforma no prédio centenário, na Cidade Alta. Desde então a instituição vem promovendo uma série de atividades com o intuito de difundir seu acervo para a comunidade e novos públicos.

Nesta quinta-feira (7), o IHGRN dá início a uma nova ação, cuja a ideia é ocupar com programação cultural o largo Vicente Lemos, na lateral do prédio, vizinho ao jardim da Pinacoteca Potiguar. Para esta primeira edição o tema será #OcupaçãoCearáMirim. As atividades envolvem música, artesanato, folclore e artes visuais. A programação começa às 16h e vai até às 21h, com entrada franca.

Engenhos de Ceará-Mirim são retratados por artistas plásticos
Engenhos de Ceará-Mirim são retratados por artistas plásticos

Segundo o presidente da instituição, Ormuz Simonetti, o projeto de ocupar o prédio com programação cultural específica de um município é pioneiro entre os institutos históricos e geográficos do Brasil. Outro aspecto importante que ele destaca é o das parcerias, principalmente num cenário em que a IHGRN não dispões de recursos próprios.

“Não temos orçamento para realizar ações. Essas atividades a gente só consegue fazer se surgir parcerias. No caso, a prefeitura de Ceará-Mirim está entrando com a programação, os artistas, todos do município, enquanto a gente entra com o espaço”, explica Ormuz, que chegou a morar mais de 20 anos em Ceará-Mirim, sendo inclusive membro da Academia Cearaminense de Letras, instituição parceria do evento. “Já existe uma proximidade entre o IHGRN e algumas instituições culturais de Ceará-Mirim. O município tem uma história rica. Foi natural Ceará-Mirim ser a primeira cidade a ocupar o IHGRN”.

Durante a #OcupaçãoCearáMirim será aberta a exposição “Antigos Engenhos de Ceará-Mirim”, na sala Dorian Gray Caldas. “São cerca de 22 telas que contam a história de Ceará-Mirim através dos engenhos da região. São trabalhos de vários artistas, todas são recentes, feitas exclusivamente para a exposição”, diz Ormuz. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de setembro. Entre os artistas estão Fabio Di Ojuara e Cleópatra Monteiro, Miguel Neto, Ruy Lima e outros.

A programação da #OcupaçãoCearáMirim ainda conta com banda de música do município, exposição de produtos de 30 artesãos, declamação de poetas, apresentação de grupos folclóricos, em especial do Congo e do Boi de Reis. Todos artistas cearamirinenses.

“A ideia é promover essas ocupações a cada dois meses, sempre com um município do Rio Grande do Norte. Para a próxima edição já acertamos com Macaíba. Mas já nos procuraram pessoas ligadas às cidades de Canguaretama e Assú”, conta o presidente do IHGRN. “Dispomos de espaço e logística. Surgindo essas parcerias a gente viabiliza. É algo importante, movimenta a cultura potiguar”.

O escritor Gustavo Sobral, que está na coordenação do projeto, conta que estão  elaborando um guia de visitação e recebendo escolas. Também será iniciado o trabalho na biblioteca e no arquivo.

Novos horários de funcionamento
Mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte, o IHGRN concluiu a instalação de estantes corrediças e já tem disponível para consulta pública parte do seu acervo de mais de 50 mil obras, cujo conteúdo remonta a pelo menos três séculos de história do Estado. O instituto tem funcionado também no sábado e não apenas durante a semana. Dessa forma, as visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 8h às 16h. 

Segundo o presidente da instituição, quem tem interesse em temas específicos, que envolvem obras e documentos mais antigos, a consulta é liberada mediante contato prévio, cuja resposta leva em média 48 horas. O IHGRN conta com dois bolsistas da Biblioteca Zila Mamede, da UFRN, trabalhando na catalogação do acervo.

A sonhada digitalização das obras ainda aguarda pela liberação de R$ 300 mil, via emenda coletiva dos parlamentares da Assembleia Legislativa do RN. De recursos depositados, somente R$ 40 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que Ormuz conta que está sendo utilizado na estruturação interna da instituição.

Serviço
Ocupação Ceará-Mirim
Dia 17 de agosto, às 16h
Instituto Histórico e Geográfico do RN (Rua da Conceição, 622, Cidade Alta). Entrada Gratuita

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas