Celebrações de São Pedro encerram período junino

Publicação: 2018-06-27 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Tradição, religiosidade e festa. O período junino, um dos mais aguardados e animados do ano, encerra seu ciclo de festividades em Natal nessa próxima sexta-feira (29) com celebração dedicada ao santo padroeiro da paróquia erguida há quase 100 anos na Praça Pedro II próximo ao Baldo, fronteira entre os bairros da Cidade Alta e do Alecrim. Até lá, a Paróquia São Pedro Apóstolo promove uma série de atividades: hoje e amanhã haverá novena e missa solene a partir das 19h. No dia 29, a programação é especial com início marcado para às 5h30 com Alvorada Solene seguida da Missa com a Bênção das Chaves. Em 2018, a igreja completa 99 anos.

Hoje e amanhã, igreja de São Pedro, no Alecrim, terá novenas e missa solene a partir das 19h
Hoje e amanhã, igreja de São Pedro, no Alecrim, terá novenas e missa solene a partir das 19h

Chamado de Príncipe dos Apóstolos no Novo Testamento da Bíblia, Pedro era pescador antes de se juntar aos doze apóstolos que acompanharam Jesus Cristo. Guardião das portas do céu, é considerado o primeiro Bispo de Roma e foi o primeiro Papa da Igreja Católica. Protetor das viúvas e dos pescadores, a tradição manda acender uma fogueira de forma triangular na véspera em sua homenagem.

A programação na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Alecrim, é conduzida pelo padre Francisco de Assis Motta de Sousa. O Governo do RN e a Prefeitura de Natal ainda não anunciaram se a data será ponto facultativo para os servidores, mas se for mantida a decisão de anos anteriores não haverá expediente em órgãos públicos.

O ponto alto da programação da 99ª Festa de São Pedro Apóstolo, cujo lema este ano é “Com São Pedro, firme na caminhada, rumo ao centenário”, se concentra na sexta (29): no raiar do dia, às 5h30, está marcada a Alvorada Solene; às 6h30 o Padre Lopes celebra a Missa com a Bênção das Chaves.

As atividades também se estendem à capela de Nossa Senhora do Carmo, com Missa dos Idosos e Unção dos Enfermos agendada para às 9h com condução do Padre Vicente. A partir das 11h, Hora Santa Eucarística na Paróquia de São Pedro Apóstolo; seguida de Pipocaço e repicar dos sinos ao meio-dia.

O Padre Motta celebra a Missa dos Peregrinos às 15h30, que antecede a Solene Procissão que inicia às 17h com fieis acompanhando a imagem de São Pedro pelas ruas adjacentes à Paróquia no Alecrim – o trajeto segue pela Av. Cel Estevam, Rua Segundo Wanderley, Rua Olinto Meira, Rua dos Canindés, e Av. Presidente Quaresma.

O Padre Nunes conduz a Celebração Eucarística a partir das 18h30, e às 20h acontece o Arriamento das Bandeiras e a Festa da Saudade.


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários