sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Celebrando a cultura popular

- Publicidade -

O mês está propício para celebrar as culturas ancestrais do povo brasileiro, e dois eventos vão  promover o encontro de gerações variadas com suas raízes: sábado, na Vila de Ponta Negra, será o 1º Festival Folclórico Vila Brincante,  a partir das 16h, com uma extensa programação de atrações da própria comunidade; e no sábado e domingo, será encerrada na Cidade da Criança a programação do projeto Agosto do Folclore, que também abre espaço para vários grupos que resgatam a identidade nordestina.
Meninas da Lapinha se apresentam na Vila Brincantes
Brincar na Vila
O festival Vila Brincante virá com uma programação de variadas atividades: apresentações dos grupos da cultura popular – Bambelô Cajueiro Abalou, Bambelô Maçariquinhos, Coco de Roda Mestre Severino, Congos de Calçola, Lapinha do Menino Deus, Pastoril Estrela do Amanhã e Rendeiras da Vila; a feira Recanto de Histórias, com artesanato e gastronomia; a exposição “Acervo de Encantos” que levará ao público um pouco da história dos grupos; e opção para a criançada com brincadeiras e contação de histórias.

A programação será dividida entre os palcos “Brincantes da Vila” e “Tesouro da Cultura Popular”, além da feira e exposição no largo da paróquia de São João Batista. O festival foi criado pela rede Vila Criativa, um coletivo que integra moradores, agentes criativos, empreendedores, poder público e parcerias privadas para melhorar a ambiência cultural e urbana da Vila de Ponta Negra.

Contações na Cidade
O projeto Agosto do Folclore, promovido pela FJA, encerrará sua programação comemorativa   com a realização de oficinas de contação de histórias, resgate da tradição indígena, apresentação de grupos de capoeira e de dança dos principais grupos populares do RN.

Neste sábado, a partir das 16h, haverá apresentação do Projeto Conexão Felipe Camarão, seguida pela participação do espetáculo “Gonzagando”, da  Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão – EDTAM.

 No domingo, a partir das 15h, está  marcada a Oficina de contação de histórias  para professores com o tema “Era uma Vez…Contando história em sala de Aula”, com a professora Salizete Freire. Por fim a participação do Grupo Chegança, de Barra de Cunhaú e a tradição da mais autêntica cultura brasileira, que será apresentada pelo  grupo Akanguassu, com rodas de conversa e jogos indígenas  que ocorrerão no circuito da  Cidade da Criança.

Serviço:
Festival Folclórico Vila Brincante. Sábado, às 16h, em Ponta Negra.

Agosto do Folclore na Cidade da Criança. Sábado (16h) e domingo (15h).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas